Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Seplan - Secretaria Estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública realiza nesta sexta-feira, 09, às 14h30, o lançamento do Sistema WebGIS do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, no auditório da Semades - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O secretário Francisco Martins de Araújo Neto realizará a abertura do evento, onde será explanado sobre a importância do projeto, quais componentes, principais resultados e apresentação do WebGIS, que é uma ferramenta que disponibiliza à sociedade uma gama de informações ambientais e socioeconômicas com foco na orientação ao planejamento participativo das estratégias de uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com o secretário Francisco Martins de Araújo Neto, “o sistema foi operacionalizado pela Diretoria Geral de Pesquisa e Zoneamento Ecológico- Econômico da Seplan, por meio da produção e sistematização de dados estruturados em sistemas de informação geográfica e a sua participação ao longo do Projeto foi realizada por intemédio da sua estrutura técnica, da sua base de dados geoespacias e de informações de apoio ao planejamento territorial”.

Conforme o diretor do ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico, Rodrigo Sabino Teixeira Borges, o WebGIS visa permitir o livre acesso do público à informações com abrangência espacial Nacional e Estado do Tocantins, produzidas por órgãos do Governo Federal e Estadual, sendo mais um instrumento de acesso ao conhecimento de aspectos geográficos do território tocantinense”. Sabino disse ainda que além da visualização, o sistema é interativo e os dados estão disponíveis para manipulação e cópia.

As informações relativas ao Sistema Web GIS do Corredor Jalapão podem ser encontradas no site http://www.seplan.to.gov.br/corredorjalapao.  A página contém dados geográficos diversos, como recursos naturais e infraestrutura; informações institucionais; e arquivos para donwload, dentre outros. Os dados foram disponibilizados para orientar o processo de planejamento e implementação de estratégias para implantação do Corredor Ecológico do Jalapão. A equipe realizou a sistematização das informações disponibilizadas em um período de quatro meses.

Corredor Ecológico da Região do Jalapão

O projeto visa estabelecer um corredor ecológico para reforçar a preservação dos ecossistemas naturais que unem as Unidades de Conservação, promovera integração entre unidades e a população local e incentivar as alternativas de desenvolvimento sustentável na Região.

[O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em cooperação técnica com a Jica - Agência Japonesa de Cooperação Internacional, e vem sendo implementado com a colaboração da equipe da Seplan, Semades e Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins.