Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Simara Cavalcante

Foto: Simara Cavalcante

 A partir desta segunda-feira, 12, todas as revendas autorizadas a venda de agrotóxicos no estado do Tocantins serão notificadas pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. O objetivo da ação é orientar os empresários sobre a exigência de receituário agronômico para comercialização do produto. No total, serão visitadas 73 revendas cadastradas, localizadas em 22 municípios do Estado.

Os agrotóxicos e afins só poderão ser comercializados diretamente ao usuário, mediante apresentação de receituário próprio emitido por engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal legalmente habilitado pelo CREA através de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Outra exigência da Agência, é que não será permitido no estabelecimento receituário em branco e com assinatura do profissional responsável pela revenda.

De acordo com o coordenador de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa Lima, neste primeiro momento as visitas serão orientativas para reforçar a importância das empresas em seguir as normas legais, evitando multas e possíveis interdições. “Queremos com isso, colaborar com a segurança da saúde pública e do meio ambiente, pois a receita agronômica assegura uma recomendação correta para o uso responsável dos agrotóxicos“, disse.