Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governador Siqueira Campos transmitiu o cargo no final desta manhã ao Vice, João Oliveira, que ficará no exercício até o retorno de sua viagem à Londres, Inglaterra. Siqueira Campos estará ausente do país do dia 17 ao dia 20 deste mês. O motivo da viagem é a assinatura, mediante garantia da União Federal, do contrato de empréstimo contraído com o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria S/A, Milan Branch (BBVA) e Deutsche Bank S.P.A., no valor de até US$ 143.198.162,32, destinado ao financiamento parcial do PIER - Projeto de Infraestrutura Rodoviária, autorizado pelo Senado Federal.

Compõem a comitiva do Governador a primeira dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos e a secretária da Cultura, Kátia Rocha, com ônus total para o Estado quanto à percepção de subsídios, diárias ou ressarcimento de despesas e passagens aéreas; a Procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto de Oliveira, como observadora institucional, com ônus para o Estado, mediante ressarcimento de despesas à União Federal. Também compõem a comitiva, a convite, o conselheiro do Tribunal de Contas, Wagner Praxedes, sem ônus para o Poder Executivo, e Alexandre Leandro Uchoa Siqueira Campos, sem ônus para o Estado.

O Governador Siqueira Campos tem como objetivo convidar sempre um membro do Tribunal de Contas para atuar como observador institucional nos contratos de empréstimos internacionais que o Estado do Tocantins vier a contrair. A próxima viagem será a Washington, EUA, para assinatura de contrato com o BIRD – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Segundo o presidente do Tribunal de Cotas do Estado, Severiano Costandrade de Aguiar, o conselheiro Wagner Praxedes foi indicado pelo TCE por sua fluência na língua inglesa e conhecimento da região londrina, o que facilitará a comunicação e os deslocamentos. Para as próximas viagens o presidente afirmou que pretende realizar sorteio entre os conselheiros do tribunal.