Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de duas novas vacinas no calendário básico de imunização do SUS – Sistema Único de Saúde. As novas vacinas são contra a hepatite A e contra catapora (varicela) que estarão disponíveis nos postos de saúde a partir de 2013.

As crianças de um a quatro anos de idade eram vacinadas com as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A partir do segundo semestre de 2013, as crianças serão vacinadas com a tetraviral, que incluirá a catapora, que anteriormente só era oferecida em surtos ou outras situações especificas. Segundo dados do ministério, a catapora é responsável por 11 mil internações e 160 mortes por ano no Brasil.

A vacina contra a hepatite A, também estará disponível no segundo semestre de 2013. Segundo dados da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, em 2011 foram 331 casos confirmados e, até o outubro desse ano, já são 347 casos no Estado.

Catapora

A doença, que tem o nome científico de varicela, é uma infecção altamente contagiosa e causada pelo vírus varicela-zóster. A transmissão é feita pelas vias respiratórias, por partículas transportadas pelo ar contaminadas com o vírus. Os sintomas costumam aparecer de 10 a 21 dias após a infecção e incluem dores de cabeça leves, febre moderada, perda de apetite e mal-estar. De dois a três dias após os primeiros sinais, surgem erupções avermelhadas com coceira. O tratamento pode ser atópico ou com o uso de medicamentos.

Hepatite A

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.

A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade. (Fonte: Ministério da Saúde)