Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Secretária estadual da Saúde Vanda Paiva anuncia a reestruturação durante reunião da CIR Secretária estadual da Saúde Vanda Paiva anuncia a reestruturação durante reunião da CIR

O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira, 20, a reestruturação completa do Hospital de Referência de Augustinópolis, que atende a população da região do Bico do Papagaio – 24 municípios. O anúncio foi feito em reunião da CIR - Comissão Intergestores Regional, do Bico do Papagaio, em Augustinópolis, pela secretária estadual da Saúde, Vanda Paiva.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 13 milhões na reestruturação do Hospital de Augustinópolis. Os recursos, oriundos do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, serão aplicados na reforma completa da estrutura física e ampliação das instalações. “Na prática, a população de Augustinópolis e Região do Bico do Papagaio será atendida por um novo hospital”, destacou a secretária Vanda Paiva.

O novo hospital terá 200 leitos, um aumento de 87% em relação a atual estrutura. Além disso, o estabelecimento passará a oferecer procedimentos de alta complexidade, disponibilizando atendimentos que hoje não são possíveis de se realizar no local. A área total do novo hospital é de 4.595 metros quadrados e o número de médicos que trabalharão no local é 72.

Além da população de Augustinópolis e do Bico do Papagaio, o hospital recebe também pacientes da região sul do Maranhão e sudeste do Pará.

Por causa dos procedimentos licitatórios, a reforma do hospital se inicia no mês de março 2013 e tem previsão de término no final de 2013. Em virtude das condições precárias do atual prédio e enquanto durar as obras, os atendimentos oferecidos no atual prédio serão alocados em Augustinópolis e Araguatins. Nos próximos 30 dias, a Secretaria da Saúde conclui a transferências de todos os serviços do Hospital de Augustinópolis.

Divisão

Os atendimentos de Clínica Médica serão oferecidos no prédio onde funcionava Augustu’s Hotel, em Augustinópolis, que está sendo adaptado. Neste local, serão oferecidos 28 leitos – dois em cada quarto.

Em Araguatins, o governo vai assumir a gestão, momentaneamente, de dois hospitais – o municipal e o Nossa Senhora Aparecida, que é particular. No hospital municipal, com 26 leitos, serão disponibilizados os serviços de clínica cirúrgica e ortopedia. Já no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que tem 22 leitos, se concentrarão os atendimentos de obstétrica e neonatologia. (Ascom SRI)