Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica


O projeto de extensão “Deputado Universitário Tocantinense”, antigo Parlamento Jovem Tocantinense, realiza nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30, a simulação de atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.

Ao todo aproximadamente 55 estudantes de diversas instituições de ensino estão envolvidos no projeto. Destes, 30 vão desempenhar a função de deputados jovens e irão participar da simulação de posse parlamentar, eleição de Mesa Diretora, Reuniões de Comissões e Sessões Plenárias.

Além disso, dez estudantes de jornalismo estarão simulando a cobertura das atividades legislativas e 15 atuarão na organização do evento. Toda a comunidade está convidada a participar da simulação.

O Projeto

O “Deputado Universitário Tocantinense” é um programa de ensino, pesquisa e formação política idealizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Formação Política e Gestão do Curso de Gestão Pública, do Campus Palmas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), e tem o objetivo de prover aos cidadãos o conhecimento e a prática das atividades políticas, incrementando a comunicação entre Estado e sociedade civil e proporcionando experiência no processo Legislativo e na formação de políticas públicas.

Ao utilizar uma metodologia diferente e inovadora ao invés de métodos didáticos tradicionais, o projeto propõe, por meio da simulação das atividades parlamentares, que os participantes se envolvam na construção direta de projetos de leis, bem como, no encaminhamento de suas propostas para apreciação dos colegas.

SIMULAÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO

29 de Novembro (manhã)

09h – Credenciamento

10h – Abertura

10h15min– Cerimônia de Posse dos Deputados Jovens

11h – Eleição da Mesa Diretora

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa

29 de Novembro (tarde)

Reunião das Comissões

14:00 as 15:45 – Plenarinho -Comissão 01- CAG (Comissão de Assuntos Gerais)

16:00 as 17:00 – Plenarinho -Comissão 02 – CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Redação)

Coffee break (lanche)

30 de Novembro (manhã)
Sessão no Plenário

08:00 as 09:30 – Sessão no Plenarinho

10:00 as 12:00 – Sessão no Plenarinho

30 de Novembro (tarde)

14:00 as 16:45 – Sessão no Plenarinho

Coffee break (lanche)

17:00 as 18:00 – Votação Prêmio Projeto DUT 2012 e Encerramento