Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A história de Porto Nacional como só os moradores conhecem estará na obra “A cidade de Porto Nacional que não existe nos livros”, que será lançada no dia 04 de dezembro, às 19h, no Sesc Ler do município. Os registros foram feitos pelos alunos do curso EJA- Educação para Jovens e Adultos. O evento terá entrada gratuita. 

A publicação faz parte do projeto Boiuna, que objetiva estudar a história de Porto Nacional, suas manifestações artísticas, cultural, social e econômica, evidenciando as principais mudanças em seus mais diversos aspectos, partindo de sua origem até os dias atuais.

História

A história de Porto Nacional começa muito antes da fundação do Estado do Tocantins. Ainda no século XVIII, surgiram os primeiros aglomerados de pessoas na região à busca de ouro e outros minerais.

A navegação pelo Rio Tocantins foi um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento acelerado daquele povoado. As grandes riquezas minerais eram levadas através do Rio Tocantins até Belém e, de lá, para as terras de Portugal. 

Hoje, Porto Nacional é considerada referência histórica e cultural para o Tocantins, com destaque para os costumes afrodescendentes. 

O lançamento da obra “A cidade de Porto Nacional que não existe nos livros” será no dia 04 de dezembro, às 19h, no Sesc Ler do município, com entrada gratuita. (Ascom Sesc)