Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Representantes de todas as classes sindicais que representam os servidores públicos do Tocantins estão reunidos, neste momento, na sala VIP da Assembleia Legislativa, para tratar do pagamento da Data-Base, prevista para este mês, pelo governo do Estado. A reunião foi pedida pela deputada Josi Nunes (PMDB), ainda na sessão de ontem, para debater com sindicatos as ações sensibilizar o governo pelo pagamento do reajuste. 

A data-base é um reajuste anual, garantido em lei para todos os servidores. O governo do Estado neste ano, contudo, alega dificuldades em efetivar o reajuste que está previsto na casa dos 5%. Com esta imprevisão, os servidores ameaçam paralisar suas atividades a partir de amanhã em todos os órgãos da gestão pública.

De acordo com a deputada que solicitou a reunião, o objetivo do encontro é sensibilizar os parlamentares pela causa dos servidores e evitar que as atividades parem. Josi frisou, ainda que acredita que o governo tenha condições financeiras de bancar o reajuste salarial dos servidores. “Nós temos estudos feitos pelo governo do Estado, por outras instituições e pela nossa equipe e acredito que o Estado tenha, sim, condições de pagar”, disse.

Na ocasião, a deputada ainda lembrou da força-tarefa organizada pelos parlamentares para debater medidas favoráveis aos servidores públicos, como a Data-Base e Planos de Cargos, Carreiras e Salários. “Nós fizemos esta comissão e agora vemos na imprensa a dificuldade do governo para pagar a Data-Base, então precisamos ver o que está acontecendo”, salientou.

Dieese

Recentemente o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou estudos apontando um aumento de 14% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPE) do Tocantins a partir do ano que vem. O estudo vai de encontro às alegações da atual gestão que anunciou redução no FPE para 2013.