Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A coordenadora de Educação Técnica e Tecnológica da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (SECT), Joana Dias apresentou na última terça-feira, 04, no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Tocantinopolis, no extremo norte do Estado, os cursos técnicos que a pasta ofertará em 2013 para os municípios da região, por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. “A secretaria será ofertante dos cursos profissionalizante de auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, num total de 240 vagas distribuídas nos dois cursos com a carga horária de 160 a 200 horas cada”, destaca Joana Dias.

A pasta também disponibilizará na modalidade a distância por meio da Rede e-Tec Brasil  o curso  técnico em Agronegócio no município. As aulas serão em ambiente virtual, mas os alunos terão toda a estrutura dos polos de EaD mantidos pela Secretaria  e qualquer pessoa que esteja cursando ou que já concluiu o ensino médio poderá participar do processo seletivo dos cursos.

Esta é a primeira vez, que Tocantinópolis recebe cursos do Pronatec Urbano. Para a professora do Colégio Dom Orione, Janeluz Vieira de Sousa, o programa "é muito importante na vida dos nossos jovens, porque eles saem com uma formação e já podem ser inseridos no mercado de trabalho", diz.

O Pronatec é  um programa do governo federal, realizado por meio do Ministério da Educação, com a finalidade para democratizar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes no Brasil. Segundo a técnica da Secretaria Estadual da Educação, Elisandra Bega, representante do secretário Danilo de Melo Souza na reunião. A SEDUC  será a instituição demandante“,ou seja, a secretaria é a responsável pela articulação, cadastramento dos alunos e pelo trabalho de monitoramento do Programa”. 

Na reunião os representes do Senai e do Senac também apresentaram os cursos voltados para a área comercial e industrial que serão ofertados nos municípios da regional de Tocantinópolis em 2013 . Em 2012 o Pronatec  capacitou cerca de nove mil jovens Tocantinenses. No ano que vêm a SECT ofertará vagas em cursos técnicos e profissionalizantes no Estado. As aulas estão previstas para  iniciarem em 2013.