Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Praça dos Girassóis, espaço que abriga quase todas as Secretarias Estaduais e o Palácio Araguaia, amanheceu lotada de faixas do protesto pelo pagamento da Data-base 2012. Conforme decidido pelos servidores públicos do Poder Executivo em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada no dia 28 de novembro, esta quinta-feira, 06 de dezembro, é dia de paralisar as atividades nos órgãos do Estado, em protesto contra o Governo. A paralisação acontece preservando os serviços essenciais no atendimento à população, a exemplo da saúde.

Cerca de 200 faixas estão espalhadas em Palmas e no interior, em frente aos órgãos estaduais. As faixas cobram do Governo do Estado o pagamento da data-base, atrasada desde outubro e garantida no inciso X do art. 37 da Constituição Federal e pelas leis estaduais: Lei 2.530/2011 (LDO 2012), em seu artigo 48 e Lei nº 1.850, de 29 de novembro de 2007.

As faixas também lembram o acordo feito pelo Governo em março deste ano, quando se comprometeu com as entidades classistas que pagaria a data-base no mês de outubro deste ano, em parcela única. No entanto, ao chegar o mês de outubro, o Governo voltou atrás e afirmou não ter como cumprir com o prometido.

Paralisação

Os servidores efetivos estão indo ao trabalho normalmente, mas não vão realizar as atividades. Vestidos de cor preta, eles fazem uma mobilização pacífica que, conforme os dirigentes sindicais pontuam, tem o intuito de chamar a atenção do Governo para que a negociação aconteça e o direito adquirido seja mantido.

A proposta das entidades classistas é a mesma aprovada na Assembleia Geral, por todos os servidores presentes: pagamento da data-base em Janeiro de 2013, mais retroativo em parcela única.

Um blog também foi criado para divulgar as notícias da paralisação durante o dia, em todo o Estado. O endereço é http://paralisacaododia06.blogspot.com.br/.

Ameaças

As 16 entidades classistas também enfatizam que o servidor público efetivo que estiver recebendo ameaças por participação na paralisação desta quinta-feira, 06, deve entrar em contato imediatamente com seu respectivo sindicato. Os departamentos jurídicos das entidades estão em alerta e prontos para defender o servidor.