Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a “Operação Especial Boas Festas” o Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem) fiscalizou 4.530 brinquedos, deste total, 12 foram apreendidos por falta do Selo do Inmetro. Já as luminárias natalinas (pisca-pisca) tiveram 1.912 unidades verificadas, e, 40 apreendidas, devido o modelo do plugue não corresponder ao novo padrão. Já os panetones, castanhas, nozes e frutas cristalizadas coletados nos estabelecimentos serão examinados no laboratório do Órgão entre os dias 18 e 19 deste mês.

A Operação Especial realizada entre os dias 4 e 7 deste mês foi divida em duas áreas, a da Qualidade, para verificar brinquedos e pisca-pisca, e a de pré-medidos, para fiscalizar se o peso informado nos produtos que compõe a cesta natalina é o mesmo informado na embalagem.

Na área de pré-medidos, os produtos regionais foram periciados no próprio estabelecimento. Foram fiscalizados 96 panetones, 20 unidades de castanhas, 10 unidades de uvas passas e 10 unidades de frutas cristalizadas que obtiveram 100% de aprovação. Sobre os produtos nacionais, sete marcas de panetones foram coletadas, e serão examinadas no laboratório do Ipem entre os dias 18 e 19 deste mês.

De acordo com o presidente Instituto, Parrião Júnior, a Operação Especial foi positiva. “Com as constantes fiscalizações ao longo dos anos obtemos resultados cada vez mais satisfatórios para o consumidor, a exemplo dos panetones, que há dois anos temos bons índices de aprovação”, destacou.

O presidente pontua ainda que, a população esteja atenta na hora de comprar brinquedos. "O Selo do Inmetro garante que o produto passou por testes de segurança. A atenção também vale ao comprar o pisca-pisca com o novo modelo de plugue, que evita o choque. Os produtos que são fiscalizados garantem a segurança e qualidade para a sociedade, e para o meio ambiente”, disse.

Os estabelecimentos que foram notificados têm 10 dias para apresentar defesa junto ao Órgão. O consumidor que se sentir lesado, desconfiar ou encontrar irregularidades em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem pode entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto pelo telefone: (63) 3218-2076, de segunda a sexta-feira. (Ascom Ipem)