Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os relatos dos camponeses que vivenciaram a Guerrilha do Araguaia é o fio condutor do documentário Tocantins Terra Marcada, de Priscilla Lima. O filme, um dos contemplados pelo prêmio de audiovisual Cacá Diegues do edital 2011 de incentivo a cultura da Secretaria Estadual da Cultura, vai ser lançado na próxima quinta-feira às 19h no Hotel Andorinhas em Xambioá.

A sessão é especial para os personagens que ajudaram a compor o enredo da história que está fincada em solo brasileiro e tocantinense. Na década de 70 dezenas de militantes contrários à ditadura militar se refugiaram nas cidades do baixo Araguaia, entre elas Xambioá. Quando o exército descobriu que havia um foco guerrilheiro no interior do País, partiu em perseguição.

Estima-se que dez mil oficiais tenham participado da operação que terminou com pelo menos 70 mortos e desaparecidos. Em meio ao conflito uma população, que mesmo desconhecendo o momento político do País, sofreu com as barbáries do regime.

Todos os entrevistados e seus familiares foram convidados para participar da sessão. Participarão também demais moradores de Xambioá e cidades vizinhas. A exibição é aberta ao público e gratuita.