Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Neste sábado, 15, as vereadoras e os vereadores eleitos do Partido dos Trabalhadores do Tocantins estão participaram de um encontro de formação, realizado no auditório do Hotel Estrela, em Palmas. O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, abriu o evento, que contou com a participação dos deputados estaduais petistas, Amália Santana e José Roberto Forzani, e também do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão.

Entre os assuntos, os participantes discutiram Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Orçamentária Anual – LOA e Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nosso objetivo com esse encontro é apresentar às nossas vereadoras e aos nossos vereadores os caminhos para conduzir seus mandatos, orientando quanto ao seu papel de legislador, suas tarefas e os principais enfrentamentos políticos”, explicou o presidente Donizeti Nogueira.

O economista Sérgio Cosson foi um dos palestrantes do evento e falou sobre Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Orçamentária Anual – LOA. Cosson destacou a função fiscalizadora que o vereador deve exercer. “A função fiscalizadora do vereador tem como objetivo o exercício do controle da administração local principalmente quanto à execução orçamentária e ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito”, explicou.

“Vocês têm um grande desafio em seus municípios e precisam se preparar para enfrentar os embates políticos. Precisamos assim como construímos um novo Brasil ajudar a construir um novo Tocantins”, afirmou Paulo Mourão.

 “Esse encontro é de fundamental importância para a nossa atuação, pois não adianta só elegermos os nossos representantes e não trazer eles para a discussão para sabermos que rumos iremos tomar. Tiramos algumas dúvidas e trocamos experiências com os companheiros”, destacou a vereadora eleita de Esperantina, Cícera Soares.