Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Mulheres petistas de Norte a Sul do Tocantins participaram neste domingo, 16, na Câmara Municipal de Palmas, do II Seminário Estadual das Mulheres do Partido dos Trabalhadores. Além de discutir o papel da mulher na política e nos espaços de poder, o Seminário teve como objetivo empossar a Secretaria Estadual de Mulheres, que tem como secretária, a deputada estadual Amália Santana.

A Secretaria foi empossada pela Executiva Estadual do partido, representada pelo líder da bancada petista na Assembleia Legislativa, deputado José Roberto Forzani. “Nós temos a missão de motivar a participação das mulheres nos espaços políticos e de poder e o PT tem essa característica de vanguarda de incentivar as mulheres petistas a estarem à frente dos debates, das disputas. É com muito orgulho que hoje a Executiva Estadual empossa a Secretaria de Mulheres e a deputada Amália como Secretária”, destacou.

A deputada Amália Santana, que foi eleita como Secretária em abril deste ano, falou dos desafios e da importância da participação das mulheres na política. “É uma honra estar aqui para falar dos nossos direitos, das nossas conquistas e assumir esse compromisso de contribuir para a formação política e garantir que as mulheres petistas participem ativamente não só da política partidária, mas da vida política social de nosso Estado e nosso país”.

A Secretária também destacou a importância da participação das petistas nos processos eleitorais e falou sobre o desafio para o próximo pleito. “O resultado das eleições municipais demonstra que precisamos preparar as companheiras para que tenhamos uma chapa competitiva para as eleições de 2014, garantindo a ocupação dos espaços por mulheres”.

“O PT é o único que incentiva e busca conscientizar a importância da participação das mulheres na política. E este Seminário é um momento muito importante na história de nosso partido porque temos que envolver as mulheres nesse processo de transformação política desse Estado”, destacou o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão.

Após a posse da Secretária, as petistas participaram de debates sobre “O histórico das lutas das mulheres dentro do PT” e “Mulheres e o Socialismo”. No período da tarde, as mesas de debate tem como tema “Políticas Públicas para as Mulheres” e “Mulher e o PED 2013”.

Também estiveram na posse da Secretaria, membros da Executiva Estadual, dirigentes municipais, vereadoras eleitas, entre outras.

Municípios

Participaram do seminário petistas de Esperantina, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tacantins, São Miguel, Wanderlândia, Palmas, Guaraí, Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Bernardo Sayão, Dianópolis e Araguatins.