Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 28, com representantes de um grupo empresarial russo encabeçado pelo presidente Alexander Lipshits e pela diretora comercial Victoria Gladysheva da Citygrand. O grupo é importador de carnes do Brasil. Os empresários projetam ampliar entre U$ 8 e 10 milhões o volume de carne adquirida do Tocantins, o que corresponde a um aumento de 30% para 2013.

Na audiência com o governador, a missão empresarial russa esteve acompanhada dos empresários tocantinenses do ramo de frigoríficos, respectivamente, o presidente e diretor de Comércio Internacional da Cooperfrigu, Oswaldo Stival e José João Stival Júnior, este presidente da Abrafrigo – Associação Brasileira de Frigoríficos, do superintendente Federal  da Agricultura no Tocantins -SFATO, Jalbas Manduca, e dos chefes do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e da Divisão de Defesa Agropecuária da SFATO, Mário Márcio Barros Araújo, secretário Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário,  Jaime Café e outras autoridades do Governo do Estado.

 O Governador Siqueira Campos destacou como significativa a visita dos dirigentes empresariais russos e disse que o Tocantins se sente privilegiado em recebê-los, delegando ainda ao presidente da Citygrand, Alexander Lipshits, que seja porta voz para que arregimente mais empresários amigos russos visando direcionarem seus investimentos para o Tocantins. “A nós muito interessa em tê-los entre nós para, juntos, ampliarmos o nosso trabalho, tendo em conta que o empresário russo é um dos mais sérios do mundo”, expôs Siqueira Campos. “O ganho na parceria é muito importante para nós do Tocantins, mas o ganho maior é o nosso conceito que passa a se destacar perante o povo russo, pois ao tocantinense está em jogo a palavra, que vale muito mais que o papel ”, avalia o governador.

Russos querem agilidade

O presidente Alexander Lipshits adiantou que seguindo o estilo russo de agilidade e ousadia, deverá ser de imediato o reforço no intercâmbio com o Tocantins. Ele espera também nova oportunidade de retornar ao Estado, inclusive para apreciar as belezas locais, a exemplo do Jalapão e outros pontos atrativos.  Assinalou o Governador que a origem da carne tocantinense provém da forma extensiva associada com sistema próprio de confinamento, que garante a produção do que é conhecido no país e em outros mercados consumidores como ”boi verde” do Tocantins.

Frisou ainda Siqueira Campos que o Estado passa agora a oferecer uma logística com base no transporte rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário, contribuindo para a eficiência da produção e no escoamento da produção para portos brasileiros. “O Tocantins tem um Governo que atua junto com os empresários”, contou aos chefes da missão russa.

O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ao analisar a capacidade de negócios da Rússia com o Brasil, voltada para a aquisição de carne bovina, suína e de frango num primeiro patamar, avaliou que será bastante positiva a ampliação dos negócios com os empresários russos. Stival afirmou que se o potencial de exportação animal tocantinense hoje para aquele país europeu está centrada na bovina é porque ainda as condições dos produtores do Estado precisam ainda se estruturarem melhor, de se alinharem às reais condições para exportarem nos demais segmentos da cadeia da carne.(Com informações da Assessoria)