Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito eleito de Palmas, Carlos Amastha (PP) anunciou na manhã desta segunda-feira, 31, o nome dos auxiliares de sua gestão. O primeiro nome anunciado foi a titular da pasta de Desenvolvimento Social, Maria Luísa Gomes que é advogada e esposa do procurador de Contas, José Roberto Gomes Torres que assumirá a Procuradoria Geral do Município. A escolhida foi indicada pela futura primeira-dama Glô Amastha.

Sobre a pasta, Amastha disse que são muitos os desafios. “Tem muito para ser feito”, disse sobre as atribuições da pasta. Já a primeira-dama pontuou que na Ação Social o trabalho será modificado. “Todas as pessoas que vocês souberam que estão cometendo qualquer coisa errada, tenham certeza que serão punidas”, disse. Glô disse ainda que os recursos devem ser usados em prol da maioria que precisa e vai acompanhar o trabalho da pasta principalmente junto à população. “Nossa palavra de ordem será bom senso. Para fazer sempre o melhor”, disse.

Sobre a indicação, Glô contou que a nova secretária tem conhecimento da área e “ótima formação profissional”. “Ela tem conhecimento da máquina pública. Queremos trabalhar dentro da lei”, salientou tecendo vários elogios ao perfil da nova secretária. 

A primeira-dama frisou ainda que a pasta não fará assistencialismo e sim assistência social. A indicada falou após a indicação e agradeceu a confiança. "Tenho certeza que esta administração mudará o rumo da política assistencialista de Palmas", disse. A secretária contou que com a ajuda da equipe trabalhará em conjunto para que a Capital avance na área. Segundo ela, muitos recursos são devolvidos por falta de projetos.

Amastha garantiu que a pasta não será usada para políticagem. "Não será um curral de votos para ninguém", disse.

Planejamento e Habitação

O segundo nome indicado pelo prefeito Carlos Amastha foi o secretário de Planejamento e Gestão, Adir Gentil que foi coordenador a comissão de transição. Segundo o prefeito, Adir é uma das pessoas que mais respeita no mundo, na área da política.

Ao render elogios ao perfil de Adir, Amastha lembrou momentos da campanha da qual Adir também participou. “Sabemos do tamanho do desafio que tem na administração porque o futuro da cidade passa por aí”, salientou. Em breve fala, Adir afirmou que deseja que Palmas seja uma cidade melhor para se viver. “Espero corresponder”, comentou.

O terceiro nome indicado foi Aleandro Lacerda, ex-secretário da habitação na gestão de Marcelo Miranda. O prefeito lembrou que Aleandro ajudou na viabilização da construção do Capim Dourado Shopping.

O futuro titular da pasta disse que um de seus princípios é honrar quem o deu oportunidade e pregou a unidade da equipe. O Minha Casa, Minha Vida 2 será uma das prioridades iniciais da pasta. A escolha do Aleandro, segundo Amastha, foi exclusivamente sua.

O ex-secretário Luiz Carlos Borges da Silveira foi o quarto nome anunciado para a pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Ele não participou da reunião do anúncio. “Ele pode se meter em tudo”, disse o prefeito ao afirmar que Silveira pode dar sugestões para todas as pastas.

Para a Secretaria de Finanças o nome escolhido foi Cláudio Araújo.  “Não estou falando de um secretário de pagamento e sim de um que faça milagre com o dinheiro que estamos ganhando”, disse o prefeito ao anunciar o indicado. O escolhido frisou que muito pode ser feito para aumentar a arrecadação do município fazendo uma gestão enxuta e eficiente.

Procuradoria

O procurador de Contas, José Roberto Gomes Torres, que já tinha sido anunciado, foi oficializado para a procuradoria Geral do Município. Em sua fala ele disse que vai atuar com “coragem, lealdade e honra’. “O senhor vai ter em mim um soldado que sabe obedecer e um general que sabe mandar”, disse.

Infra-Estrutura

Para a pasta da Infra-Estrutura o nome escolhido foi Marcílio Guilherme Ávila que foi muito elogiado por Amastha. De Florianópolis, Ávila falou sobre as atribuições da pasta e disse que não vai decepcionar. "Palmas vai ser referência de cidade e capital", frisou. Ávila era empresário e também foi vereador em Florianópolis. 

(Em instantes mais informações sobre as indicações)