Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Linda Cristal

O Primeiro Secretário da Câmara, deputado federal Eduardo Gomes (PSDB), deu posse na tarde desta quinta-feira, 3, aos 15 suplentes de deputados federais que renunciaram ao cargo porque os titulares das vagas foram eleitos prefeitos em várias cidades brasileiras.

O deputado tocantinense Osvaldo Reis (PMDB) era o segundo na suplência para ocupar a vaga do ex-deputado e atual prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), mas o primeiro suplente, o também ex-deputado federal e ex-governador Moisés Avelino (PMDB) foi eleito prefeito de Paraíso do Tocantins e renunciou à vaga de deputado. 

Mensalão

As atenções ficaram voltadas para a posse do deputado José Genoíno (PT-SP), que foi condenado no julgamento do mensalão a uma pena de 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, mais o pagamento de R$ 468 mil em multas. A cerimônia de posse ocorreu no gabinete da presidência da Câmara.

Suplentes

O número total de suplentes é  27, entretanto, o deputado Humberto Souto (PPS-MG) foi empossado como suplente na semana passada, com a renúncia antecipada de Carlaile Pedrosa (PSDB-MG), prefeito de Betim. Com a renúncia dos demais 26 deputados que assumiram no dia 1º como prefeitos, eleitos nas últimas eleições, 15 foram empossados pelo Primeiro Secretário Eduardo Gomes.

Os outros 11 deputados, como já tomaram posse como suplentes em algum momento, poderiam reassumir o mandato a qualquer momento, o que já fizeram.

Com possíveis convocações para secretarias municipais, novas trocas deverão ocorrer nos próximos meses. (Com Informações da Agência Câmara)