Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil, por intermédio da equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), localizada em Palmas, divulgou na manhã desta terça-feira, 08, o resultado das apreensões realizadas no ano de 2012 no combate, em especial, a nova modalidade de crime, o conhecido golpe do Finan. Foram apreendidos 326 veículos e restituídos 298 automóveis aos seus verdadeiros donos, 48 pessoas foram presas em flagrante. 

A modalidade criminosa de venda de carro Finan, consiste em vender carro financiado em nome de laranja com valores bem abaixo da modalidade. Acontece ainda que no Brasil essa modalidade na maioria das vezes ainda está associada a outro crime que é a utilização de documentação de veículo adquirido via Finan, em outro veículo roubado ou furtado com as mesmas características. 

De acordo com o delegado titular da Derfrva, Reginaldo de Menezes Brito, as duas principais quadrilhas que atuavam no Tocantins foram desarticuladas, ambas atuavam no Tocantins e os criminosos residiam no município de Porto Nacional-TO.

O trabalho de investigação da Polícia Civil constatou que vários veículos apreendidos, que estavam circulando na capital com placas Dublê (clonada) com chassi adulterado, eram veículos roubados em outros Estados, principalmente nas cidades de Brasília-DF e Goiânia-GO.

É importante salientar que o cidadão que for pego trafegando com veículo dublê ou roubado também será autuado, por isso antes de comprar um carro, já financiado de terceiros ou mesmo de segunda mão, verifique sua procedência junto às instituições especializadas como o Detran ou a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

“Nossos investigadores estão vigilantes e agindo de forma constante no intuito de tirar de circulação, todos os veículos roubados, furtados e clonados que constituem “Finan” e, devolve-los o mais rapidamente aos legítimos proprietários. Está é uma das missões da Polícia Civil”, afirmou o delegado Reginaldo. (Ascom SSP)