Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Os técnicos do setor de inspeção da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual – José Omar de Almeida Júnior e representante da Vigilância Sanitária Estadual estiveram na manhã desta, quarta-feira, 09, em Miracema do Tocantins para apurar denuncia sobre irregularidades em um laticínio no município.

A operação conjunta entre os órgãos resultou na apreensão de 121 kg de queijo e 524 litros de leite. Segundo a médica veterinária da Adapec, Joina Teles Carvalho, entre as irregularidades encontradas no laticínio foram constatadas: rótulos em produtos fabricados e comercializados sem autorização da Agência, leite pasteurizado vencido e produção de queijo ralado sem autorização para industrialização. Além da apreensão, o estabelecimento também foi multado em R$ 5 mil reais.

“A Adapec está aqui para garantir que os produtos cheguem até os consumidores com qualidade e sem colocar em risco a saúde pública”, destacou Joina Teles.

Para o promotor de Justiça, José Omar de Almeida Júnior a ação não tem como objetivo apenas fiscalizar, mas, orientar os empresários para que, estes possam trabalhar de maneira correta, e assim, continuar produzindo riquezas para o Estado e garantindo produtos de qualidade à saúde dos consumidores.

Além do laticínio, a equipe deu suporte à fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária Municipal em estabelecimentos comerciais que vendem produtos lácteos. Em alguns destes comércios, foram encontrados produtos sem origem e a vigilância local fez a apreensão e multou os proprietários.

Foram autuadas as panificadoras Pão Francês, Pão Dourado e Pão Quente, onde foram apreendidas mercadorias em menor volume. A operação que teve origem em uma denúncia contra o laticínio Leite Bem Bom, onde foi apreendido o maior volume de mercadorias (121 quilos de queijo e 524 litros de leite) e constatada a irregularidade do uso de reagente vencido na produção dos alimentos. Todos os produtos apreendidos na operação foram destruídos no aterro sanitário da cidade.

A Adapec informa que recebe denuncias sobre irregularidades de qualquer parte do Estado, para isso, basta ligar no Disque Defesa no telefone: 0800631122. (Ascom Adapec)