Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves
  • Roberto Sahium comandará a agricultura no município

O ex-secretário estadual da Agricultura, Roberto Sahium, assumiu o comando da pasta da prefeitura. O anúncio foi feito pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), na manhã desta terça-feira, 15.

Amastha agradeceu Sahium por ter aceitado o convite. “Estamos acompanhando os números da agricultura deste Estado e sabemos que estes avanços tem nome e sobrenome”, disse Amastha. Para acompanhar o trabalho de Sahium, foi anunciado como secretário executivo Roberto Campos.

O prefeito disse que não há nenhuma política na área, na Prefeitura e que esta é uma das áreas que mais precisa mudar.  A gestão criou uma superintendência para a pasta, mas o anúncio ficou para outro momento.

Indicado pelo presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros (PP), para a Subprefeitura da Região Sul foi escolhido que no primeiro ano vai comandar o órgão Gildemar Gomes, como o Conexão Tocantins antecipou. Será uma gestão compartilhada. No próximo ano Dione Martins será o subprefeito. Enquanto um ocupar a Subprefeitura o outro empresário será diretor de obras.

Os nomes foram escolhidos após consulta aos comerciantes da região sul. “Isso aqui não passa por uma promessa de campanha. Palmas tem uma dívida com a região sul onde mora maioria dos palmenses”, disse.

O prefeito disse que vai atender na Subprefeitura semanalmente. "Mas não será atendimento político", ponderou. Amastha contou ainda que a subprefeitura terá autonomia e condições para trabalhar.

Outros anúncios

O secretário executivo de Relações Institucionais é João Braga. Outro nome anunciado pelo prefeito nesta terça-feira foi Felipe Rocha Martins como secretário executivo da Habitação. Ele é do PSB.

O secretário Executivo de Infraestrutura será Luciano Carvalho, empresário do ramo da construção civil que já comandou o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins – Sinduscon.

Muito elogiado pelo prefeito, o Ouvidor Geral da Prefeitura, jornalista Lailton Costa também tomou posse durante o anúncio da manhã de hoje. O Controlador geral do Paço será Alexandre Antônio de Andrade.

Francisco Viana Cruz será o secretário executivo de Desenvolvimento Social, pasta comandada por Maria Luisa Gomes.

O Banco do Povo, que segundo o prefeito, não estaria cumprindo a função estipulada será comandado por  Valdemar do Campo Pereira. “Tenho certeza que dará conta facilmente do recado”, disse.

Do PDT, João Telmo foi indicado o novo Superintendente de Trabalho e Emprego e Evercino Moura foi confirmado como secretário executivo da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Perfis

Subprefeito da Região Sul

Gildemar Moreira: é empresário do ramo de móveis na região sul da Capital e assumirá a função até 31 de dezembro de 2013. A partir de 1º de Janeiro de 2014 o cargo de Subprefeito da região Sul será ocupado pelo então empresário Francisco Martins.

Secretaria de Agricultura

Roberto Jorge Sahium: é natural de Goiânia (GO), engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-graduação em Irrigação e Drenagem, pelo Centro de Capacitacion Benito Juarez, no México, concluída em 1980 e pós-graduado em política estratégica, pela Escola Superior de Guerra -TO, especialista em piscicultura. Prestou assistência técnica na Emater de Itumbiara (GO) e participou da implantação do primeiro projeto de irrigação e drenagem de Goiás, em 1978. Também atuou em projetos de construção de diques de proteção de enchentes, canais de drenagem e irrigação e nivelamento entre 1986 e 1990, além de projetos de rizicultura em Cristalândia (TO), em 1991. Após ocupar diversos cargos no Ruraltins, passou a responder pela Presidência do órgão em 2001. De 2003 a 2010 assumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro).

Banco do Povo

Valdemar do Carmo Pereira: é graduado em Administração de empresas, com MBA em Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração, possui 18 anos de experiência como gerente geral do Banco do Brasil e já foi membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae.

Procuradoria Geral do Município

Públio Borges Alves é advogado formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pós-Graduado em Direito Público e Tributário, foi professor universitário no ramo do Direito Civil, Processo Civil, Direito Comercial e Direito Administrativo na Unitins, na Fapal, Objetivo-Palmas e Ulbra de 2006 a 2010, foi assessor jurídico na Procuradoria-Geral de Contas do TCE/TO no período de 2007 a 2010, advogado especializado em Direito Público, atuou na defesa de Gestores Públicos junto ao Tribunal de Contas (Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Secretários de Estado e Ex-Governador), na Justiça Estadual e Federal e hoje ocupará o Cargo de Procurador-Geral do Município de Palmas.

Ouvidoria Municipal

Lailton da Costa: é jornalista com especialização em Ciências da Informação e mestrado em Comunicação. Atuou como assessor de extensão e professor de jornalismo na Ulbra. Foi repórter e editor no Portal CT e Jornal do Tocantins e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, assessor do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins.  É co-autor de cinco livros sobre comunicação e jornalismo publicados pela Umesp e Imprensa Oficial de São Paulo e de um livro sobre Direito e Serviço Público publicado pela Editora Saraiva e Fundação Getúlio Vargas.

Controladoria

Alexandre Antônio de Oliveira: é Natural de Recife (PE). No Tocantins desde 1993, é bacharel em administração, pós-graduado em Ensino Superior, extensionista de informação e com MBA em gerenciamento governamental.

Superintendente de Trabalho, Emprego e Renda

João Telmo Valduga: ex-secretário por três vezes, já tendo ocupado a Secretaria Estadual da Indústria e Comércio de 1993 a 1994, Foi secretário da Indústria de Gurupi, entre 1994 e 1997, e atuou como secretário extraordinário de Desenvolvimento Econômico do Tocantins de 2006 a 2008. Também foi suplente de senador no período de 1989 a 1994.

SECRETÁRIOS EXECUTIVOS

Secretaria de Agricultura        

Roberto Campos: tem 44 anos, é engenheiro agrônomo, formado pela Faculdade Manoel Carlos Gonçalves, no Espírito Santo do Pinhal – Sul de Minas Gerais. Tem especialização em Plantio Direto, pela UNB, e em geoprocessamento de imóveis rurais. Casado e pai de duas filhas, é funcionário de carreira e já foi diretor de desenvolvimento rural da Secretaria de Agricultura.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Francisco Viana Cruz: é casado, pai de quatro filhos, natural de Teresina – PI, é graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduado em “Lato Sensu”: Auditoria Governamental e “Stricto Sensu” e possui mestrado em Desenvolvimento Econômico. É presidente do Conselho Regional de Economia – CORECON-TO – 2013, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO e professor de Pós-Graduação “Lato Sensu”  – UFT – ITOP – AETO.

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

Luciano de Carvalho Rocha: é Graduado em Engenharia Elétrica pela UFG, em Goiânia (GO) no ano de 1996, pós-graduado pela Adesg-TO em defesa e estratégia nacional, MBA em Gestão Empresarial pela politécnica da UFRJ, presidente do Sinduscon-TO nos anos de 2009-2012 e atual vice-presidente da entidade, terceiro vice-presidente da FIETO, empresário do ramo da construção civil, atuando no Estado desde o ano de 2000.

Secretaria de Habitação

Felipe Rocha Martins: é formado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Em 2007 trabalhou no Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM, onde iniciou seu trabalho na área da habitação popular. Em 2012 foi convidado pelo Diretório Nacional do PSB para presidir a Secretaria Estadual.  Membro da executiva do PSB, Felipe Rocha desempenhou a função de diretor de Programas Federais da Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes (SEJUVES).

Secretaria de Educação

Samuel Bonilha: é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Novas Tecnologias, ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde e secretário de Gestão e Recursos Humanos de Palmas. Dirigiu pastas no executivo estadual como diretor administrativo do Ruraltins e coordenador financeiro e administrativo da Secretaria de Indústria e Comércio.  Em sua gestão como Secretário Municipal de Saúde, Bonilha implantou uma nova metodologia de trabalho, voltada para a desburocratização, descentralização e humanização dos serviços públicos municipais de saúde, o que resultou em melhorias significativas no atendimento às necessidades básicas de saúde da população.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Evercino Moura Jr: é graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e pós-graduada, com MBA em Gestão Eficaz de Obras e Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul. É servidor de carreira da Prefeitura de Palmas desde 2005, sendo que, em 2008, assumiu a Gerência de Projetos Habitacionais. De março de 2010 até dezembro de 2011 ocupou o cargo de diretor técnico de Engenharia na Seduh. De dezembro de 2012 a abril de 2013, assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Secretaria de Governo

João Braga: é empresário do ramo da construção civil, comércio e serviços. Possui formação profissional em Secretariado Executivo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de ter sido acadêmico de Economia e Administração Pública. Foi Gerente Operacional da Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE) e, politicamente, exerceu cargos de representatividade, como a presidência da União da Juventude Socialista (UJS) de Santa Catarina, a Diretoria da União Catarinense dos Estudantes, da União Nacional dos Estudantes e a Gerência de projetos da UNE.