Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Com a animação das bandas nacionais e artistas locais, a festa de Momo, este ano, em .Palmas, será descentralizada, acontecendo em três pontos da cidade – Região Norte, Taquari e Taquaruçu. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Amastha, na tarde desta terça-feira, 22, durante lançamento oficial do Carnaval Palmas 2013, que acontecerá de 9 a 12 de fevereiro.

O lançamento, realizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, contou com a presença de uma das principais atrações da festa este ano, a cantora Gil, de Salvador - Bahia. “O Carnaval é do povo, então devemos ir até o povo e é o que faremos este ano”, disse Amastha, explicando o formato diferenciado da festa, que, segundo ele, será para a família palmense.  “Quero que o folião palmense se divirta com tranqüilidade nos quatro dias de festa”.

Durante o evento de lançamento, também houve a apresentação dos bonecos gigantes de Taquaruçu, que este ano são homenageados e fazem parte da logomarca do Carnaval 2013. Também se apresentaram passistas de escolas de samba de Palmas.

Atrações

Dentre a atrações nacionais, além de Gil e Banda, estão previstas as apresentações das bandas Fala Sério, CháOnda, Tiago Brava, Paulo Victor e Gabriel. Já as atrações locais são: Genésio Tocantins, Impacto Latino, Alan Marquezini, Os galos de Palmas, Beijo quente, Fazauê, Banana Boa, Núbia Dourado, Quesia Carvalho, Braguinha Barroso, Ricardo Fé, Mestre Cuca, Marcos Rua e DJ´s.

De acordo com o prefeito, as atrações se revezarão para que a população possa ter o mesmo Carnaval em pontos diferentes, levando animação aos foliões de Palmas. “Teremos desfile de fantasias de criança, os shows, Rei Momo e muito mais”, disse o prefeito.

Segurança

A programação completa, constando os serviços de segurança, saúde, trânsito e transporte, será anunciada no dia 5 de fevereiro.

O prefeito revelou ainda que o quantitativo de aparelhos bafômetros, no período carnavalesco, também deverá ser reforçado para garantir que os foliões brinquem com segurança. “Teremos blitze educativas no inicio da festa e punitivas ao final, pois queremos um Carnaval familiar e seguro”, destacou o prefeito.

Patrocínio

Outro ponto abordado pelo prefeito foi em relação ao patrocínio da festa, que está sendo organizada nos moldes do réveillon e contará com apoio da iniciativa privada.