Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Servidora Inez Queiróz assinando Ato de Posse Servidora Inez Queiróz assinando Ato de Posse
  • Defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza,durante pronunciamento

Uma solenidade coletiva marcada por conquistas na qualificação profissional e melhor atendimento ao cidadão carente marcou a tarde desta segunda-feira, 21, com a posse de 141 aprovados no Concurso Público do quadro de servidores auxiliares da Defensoria Pública do Tocantins.

Os empossados foram nomeados, em dezembro de 2012, para exercer os cargos de Assistente de Defensoria Pública, Analista em Gestão Especializado - Administração, e Analista em Gestão Especializado - Ciências Jurídicas. Na solenidade, os servidores Tiago Emanuel Vaz Resplandes, Inez Queiróz da Silva Gomes e Antônio da Silva Moraes assinaram com o defensor público geral o Estado, Marcello Tomaz de Souza, Atos de Posse simbólicos.

O Defensor Público Geral deus as boas vindas aos efetivos e ressaltou que o Concurso Público para o quadro de servidores e para Defensor Público Substituto são as grandes conquistas de sua gestão, sentindo-se com o dever cumprido pela magnitude da realização dos dois certames. “Muito me orgulho deste momento, por poder compartilhar com vocês esta felicidade nesta confraternização de posse desta grande família que é a Defensoria Pública. O Concurso Público é uma conquista de todos nós; conquista que gera a obrigação de formar um novo conceito de servidor público de “servir bem o público”, com humanidade e zelo pelas pessoas carentes que ingressam em nossa Instituição. Devemos fazer a nossa parte como colaboradores, assumindo responsabilidades e compromissos; viabilizando o acesso à justiça”, ressaltou Tomaz.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins - ADPETO, Murilo da Costa Machado, desejou aos novos servidores sucesso na atuação na Defensoria Pública, e que tenham paciência com os assistidos que enxergam na Instituição um lugar de esperança para seus conflitos.

“A Defensoria Pública tem uma missão nobre e rica de atender o cidadão carente. A partir da assinatura do Ato de Posse, vocês, servidores efetivos, irão adentrar na “nave” chamada Defensoria Pública e devem representá-la com muita seriedade, pois vocês terão muito trabalho pela frente”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Defensoria Pública do Tocantins – SISDEP, João Paulo Albuquerque Souza.

Homenagens

A posse realizada no auditório da Defensoria Pública em Palmas contou com homenagens aos defensores públicos aposentados Iracema Franco Ribeiro Pinto e Francisco Alberto Teixeira Albuquerque, que receberam placas e flores das mãos do Defensor Público Geral, da subdefensora pública geral, Estellamaris Postal, e do Presidente da Adpeto.

Palestra motivacional

Após a solenidade de posse, os novos servidores da Defensoria Pública participaram de uma palestra com o conferencista motivacional e estratégico Omar Hennemann que trabalhou o tema “Ser melhor, o desafio de cada dia”, colocando aos presentes as peculiaridades do ser humano; a dificuldade de aceitação do que realmente somos; o julgamento das pessoas pela imagem, pelo modo de ser e se vestir; os estereótipos do belo e feio; a importância de ser feliz e da presença de Deus; e a necessidade de melhorar como cidadão. (Dicom Defensoria Pública)