Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador Siqueira Campos assinou na manhã desta quinta-feira, 24, a ordem de serviço para início da construção da Cepam - Central Analítica de Pesquisa Agroambiental da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins “O acesso ao conhecimento é a forma de promover o crescimento”, disse. A obra vai melhorar o atendimento a estudantes e produtores da agricultura e pecuária de todo o Estado.

Sobre a obra o governador destacou que ela proporcionará o desenvolvimento tecnológico, que segundo ele “possibilita a celeridade das atividades econômicas”. Ainda segundo o governador, esta é a segunda ação de reorganização que a atual gestão vem fazendo com a Universidade, mencionando o início das obras do campus da Universidade lançadas no final do ano passado.

A Cepam será construída no Centro de Ciências Agrárias da Unitins, próximo ao espaço da Agrotins, e contará com 1.985 m² de construção, que abrigarão 15 salas para pesquisadores; 13 laboratórios; quatro salas de coordenação e uma sala de editoração. Entre os laboratórios estão a Clínica Fitosanitária, que possibilitará o diagnóstico de doenças em plantas, e o de Nutrição de Plantas.

A previsão para a conclusão da obra, orçada em R$ 2.424.825,50 e viabilizada pelo PAC – Embrapa - Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa é de oito meses a contar da assinatura da ordem de serviço e a empresa responsável pela execução é a Nasa Construtora, vencedora do processo licitatório.

Para o reitor da Unitins, Joaber Macedo, a construção representa melhores condições de trabalho para a pesquisa e para o atendimento do setor produtivo. “Este é um projeto que dará estrutura adequada a nossa produção científica que envolve as ciências agrárias”, destacou. (Secom)