Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Elson Caldas

O governador Siqueira Campos assinou na manhã desta sexta-feira, 25, um termo de cooperação entre o Governo do Estado e a Anepe - Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, para a elaboração de um projeto de pesca esportiva para o Tocantins. A ação vai beneficiar mais de sete mil pescadores possibilitando o aumenta renda familiar de cada um, ao mesmo tempo em que promoverá o desenvolvimento econômico do Estado.

Segundo o governador, a Associação terá todo o apoio que precisar para elaboração do projeto. “Sintam-se em casa para desenvolver suas atividades, pois precisamos de ações que nos ajudem a melhorar as condições de vida de nossa população e assim retirarmos as crianças das ruas e manter os adolescentes longe das drogas”, afirmou.

Para o presidente da Anepe, Hélcio Honda “é um prazer está no Tocantins para desenvolver um projeto muito bom para o Estado e para o Brasil. A pesca esportiva é uma atividade sustentável, onde dar possibilidade de se fazer o pesque e solte e o turismo da pesca, e nosso objetivo hoje é produzirmos condições para desenvolver a pesca esportiva no Estado que já conta com uma beleza natural e abundância de peixes e esta combinação traz o desenvolvimento”, destacou.

As ações do projeto incluem, entre outras atividades, trazer o pescador esportivo para a prática no Estado. “A vinda destes pescadores exige hotéis, restaurantes, guias e isso é geração de emprego e renda principalmente para as comunidades mais afastadas do grande centro”, enfatizou acrescentando que a ideia é fazer do Tocantins ma vitrine para o Brasil.

A Anepe tem toda a cadeia produtiva da pesca esportiva como equipamentos, profissionais e pescadores esportivos, que serão colocados à disposição o Governo do Tocantins durante a implantação da modalidade.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio e presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Paulo Massuia, a orientação do governador Siqueira Campos é de “sempre cuidar das pessoas particularmente fazendo com que tenham emprego e renda e é isto que vamos fazer em parceira com a Anepe que nos dará todo o know how para fazermos este projeto piloto que começará pelo Cantão e Araguacema e certamente será espalhado para todo o Estado”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que o Tocantins possui sete mil pescadores. “Este é um público que precisa elevar sua renda e com certeza em um futuro bem próximo poderá ser um barqueiro ou um guia de pesca”, disse, acrescentando que as ações começarão com conversas com os pescadores as primeiras reuniões acontecerão nesta sexta-feira, uma em Araguacema e outra em Caseara.

O coordenador do projeto, Anderson Santana afirmou que a mão de obra local será valorizada. “Vamos valorizar a mão de obra loca e dar condições para que os trabalhadores tenha seu sustento seja como guia de pesca, criador de peixe, organizador de eventos, dono de restaurante e uma série de outras atividades que o projeto envolve”, enfatizou, acrescentando que “temos a preocupação com a questão ambiental, pois nós temos uma beleza exuberante e não podemos permitir a perca de fauna e flora local”.(Secom)