Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

No dia 31 de janeiro de 2013, data em que encerra sua gestão, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o ex-prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR), institucionaliza a Galeria de Artes da ATM, em evento que pretende reunir prefeitos e vice-prefeitos, a classe artística tocantinense, apoiadores e a imprensa. A solenidade será na sede administrativa da entidade, onde Silvino deseja entregar aos convidados um catálogo que reúne informações e ilustrações de todas as exposições que passaram pela galeria em 2011 e 2012, além de descerrar placa simbólica.

A Galeria de Artes da ATM foi idealizada pelo presidente Manoel Silvino em 2011. A iniciativa de valorização artística busca receber uma diversidade de artistas plásticos do Tocantins e conceber um espaço para que a classe possa expor seus trabalhos. “Juntamente com a Rádio Municípios inaugurada no final de 2012, a Galeria de Artes é o coroamento da uma gestão inovadora que entrega a entidade municipalista mais equipada e reforçada”, salienta o presidente Manoel Silvino. O projeto foi contemplado em 2011 pelo Edital de Apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação Cultural do Tocantins.

Durante a programação, Silvino descerrará placa simbólica que institucionaliza o espaço da Galeria de Artes da ATM, na sede administrativa da entidade. Em seguida, o público presente será agraciado com o catálogo das obras. “Esse catálogo é o registro de parte das artes plásticas que estão sendo produzidas aqui no estado do Tocantins, com imagens do acervo da associação. Além disso, o exemplar passa a ser também um documento histórico do povo tocantinense”, ressalta Pierre de Freitas, curador da galeria, que planeja enviar catálogos para a Secretaria Estadual de Cultura, para os 139 municípios do Tocantins e para alguns museus do país.

A solenidade ocorrerá a partir das 08h, com café da manhã oferecido aos presentes. De acordo com Pierre de Freitas, a escolha do horário se deu principalmente devido à eleição da nova gestão da ATM, prevista para acontecer na mesma data, a partir das 09h.

Exposições

A galeria de artes da ATM recebeu uma diversidade de artistas plásticos do Tocantins desde sua abertura em 2011. Ênfase para a exposição coletiva dos artistas plásticos de Gurupi, Véssia Lemos, Emerson, Eliane Miranda, Rise Rank e Elizeu Rodrigues, que exibiram mostras de trabalhos em pintura e escultura dentro de uma livre variação de linguagens técnicas e, também, para a diversidade de cores e pela exploração poética visíveis nas obras da artista plástica Aparecida Lacerda. As cores tropicais e os traços que moldam labirintos fizeram parte do universo das obras do artista plástico Marivaldo Ribeiro, o Mahau.

A exposição “Reeleituras de Tarsila do Amaral”, produzida pelos alunos da Escola Imaginarte, tendo obras de crianças de 03 a 11 anos de idade, foi a última apresentação artística de 2012 na galeria de artes da ATM e, também, a última patrocinada pelo Edital de Apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação Cultural do Tocantins. O esforço de apoiar as artes se findou com saldo positivo, tendo ao todo 07 exposições artísticas, visitadas por centenas de pessoas. Esse balanço consagra a galeria de artes da instituição como um dos espaços artísticos mais ativos de Palmas e, por conseguinte, do Estado do Tocantins. (Ascom ATM)