Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

  Durante fiscalização realizada em rodovias estaduais do Tocantins, neste fim de semana (25 a 27/01) a Cipra – Companhia Independente de Polícia Rodoviária Ambiental  apreendeu três caminhões carregados de madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF). Um na região de Porto Nacional, outro Pedro Afonso e um terceiro na região de Araguatins.


Na manhã do dia 25, foi apreendido o caminhão Mercedes Benz/L 2318, placa KBT-1332, carregado com 17 metros cúbicos de madeira (estacas), sem autorização do órgão ambiental competente, que era conduzido por Juvêncio Batista Ferreira. A abordagem aconteceu na TO-010, sentido Pedro Afonso/Santa Maria do Tocantins. O motorista foi apresentado à autoridade policial competente para as providências cabíveis.

Ainda no dia 25, a CIPRA de Porto Nacional fazia fiscalização na TO 255, KM 03, quando abordou o caminhão M. Benz 1513, placa KUK 9577, conduzido por José Carlos Aires da Silva, o qual transportava madeira serrada das essências Angico e Cedro, sem o DOF. O passageiro do caminhão, Osvaldo Ferreira Campos, assumiu ser o proprietário da madeira. Os envolvidos foram apresentados na Central de Flagrantes de Porto Nacional, juntamente com o caminhão e a madeira, onde foi lavrado T.C.O, em desfavor dos infratores, nos moldes do Art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).


Já no sábado, 26, durante uma blitz na BR-230, KM 02, no município de Araguatins, a equipe da CIPRA abordou um caminhão que transportava madeira serrada oriunda do Estado do Pará, madeira descoberta da Guia Florestal (Gf3), documento obrigatório para o transporte. A madeira foi vendida pela empresa J. H. MADEIRAS LTDA-ME, a qual foi notificada e multada pela CIPRA. O Motorista, Jefferson Almeida de Pontes, foi autuado e conduzido à Delegacia de Polícia juntamente com a carga para as providências necessária referente ao fato.(Com informações da Ascom)