Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Lideranças comunitárias de Campo Alegre, distrito de Paranã (TO), distante 55 km do município e localizado no Sudeste do Estado entraram em contato com o Conexão Tocantins para relatar as condições precárias assistenciais que os moradores vem passando. A reclamação principal é com a falta de prestação de serviços de saúde. “O posto de saúde não funciona. Não tem curativo nem ambulância”, contou o fazendeiro Adelair Teles de Farias. No local vivem mais de mil habitantes.

Outro morador do local disse ainda que as condições estruturais do distrito aumentam as dificuldades. A estrada de chão que liga o distrito a Paranã também precisa de manutenção. “As estradas de acesso estão ruins. São 72 km de estrada de chão sem asfalto”, contam. Atualmente nem os poucos orelhões estão funcionando, conforme informação dos moradores.

A população alega que já fez várias reuniões com representantes do município mas segundo ele não houve retorno. “Já fizemos reunião cobrando melhorias, já conversamos mas a prefeitura só fica prorrogando e não resolve. O problema do distrito é descaso”, argumenta Teles.

A falta de saneamento é outra reclamação. “A água não é tratada. Estes tempos atrás a maioria da população internou com diarreia. Veio até um ônibus buscar os doentes de tanto que tava sério”, contou uma moradora. Dos 72 km de estrada até Paranã um trecho é da BR-010. Devido às más condições da estrada até as linhas de ônibus que passavam no local suspenderam o tráfego.

O Conexão Tocantins tentou por várias vezes contato com o prefeito da cidade Edson Lustosa mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria. Na Prefeitura de Paranã a informação é que não tinha outro representante para falar sobre o assunto. (Atualizada às 11h40 do dia 31-01-13)