Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Escolinha de Futebol AABB Cruzeiro de Porto Nacional foi fundada em 10 de janeiro de 2001. Durante esses 12 anos passaram por ela muitos meninos amantes do futebol e que muitas vezes tinham um sonho em comum: ser um jogador de futebol profissional.

Os treinadores Adnúbio Ferreira e Pedro Venceslenço, conhecido como Pedim, resgataram um pouco da história da escolinha de 2005 à 2013, período em que ambos trabalham juntos na Escolinha.

Entre muitas disputas, Pedim destaca algumas que foram muito marcantes, como as 5 vitórias da equipe Sub 13, nas Olimpíadas da Crianças de Porto Nacional. Ele lembra também que, no ano de 2007, a AABB foi vice-campeã no Torneio Interestadual disputando categorias do Sub 15 e Sub 17. Ainda neste ano de 2013, a categoria do Sub 13 da Escolinha AABB representou o Sub 14 do Interporto, na 13ª Taça Internacional de Futebol do interior Paulista/Brasil, que é considerado o maior evento de futebol de base do Brasil. Outros campeonatos disputados também são os Municipais, o Brasileirinho e o Campeonato Coca-cola.

Os times da Escolinha também foram campeões dos jogos regionais de Nova Rosalândia e da I Copa Porto, realizada em Porto Nacional.

Adnubio conta que, de ano em ano, são selecionados 3 meninos que são destaques em campo para fazer o teste do Cruzeiro, clube de futebol conveniado com a AABB, a fim de entrarem para a categoria de base do time. Os meninos passam 1 semana em Belo Horizonte realizando diversos testes com a equipe técnica do Cruzeiro Esporte Clube.

Segundo Adnubio, ao alcançarem a idade máxima permitida na categoria do sub 13, 80% dos alunos vão para a categoria de base do Interporto. Alguns alunos da Escolinha de Futebol AABB Cruzeiro, como Rodrigo Leite e Felipe Rodrigues se destacam no time do Interporto. Fora do estado se destaca Paulo Vitor, que atualmente joga pelo time do Coritiba, e que era aluno da Escolinha.

Edioney Nunes, gerente do clube, lembra que as aulas ocorrem terça-feira e quinta-feira das 16h às 18h para a categoria Sub 11, e quarta-feira e sexta-feira no mesmo horário para a categoria Sub 13. As inscrições são feitas na Secretaria da AABB de Porto Nacional a partir de 1 de fevereiro e as vagas são limitadas. (Ascom AABB Porto Nacional)