Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O reconhecimento do esforço de aproximação entre os governos do Tocantins e da Espanha pode ser demonstrado pela presença e manifestação de representante do Governo Federal e de praticamente todos os estados da região, na abertura do Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal/Espanha, na manhã desta sexta-feira, 1º, no Palácio Araguaia pelo governador Siqueira Campos.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Mato Grosso, José Esteves de Lacerda Filho, afirmou ser esta uma oportunidade muito interessante em se discutir os problemas e as soluções para a Amazônia Legal, que envolvam a geração de emprego e renda para a população de forma ambientalmente sustentável, diante das muitas possibilidades enumeradas por ele.

Lacerda Filho observa que há um ativo muito grande em potencialidades dos Estados da Amazônia Legal, em que muitos ainda não deram conta de mensurar seu valor e o que tal potencial é capaz de contribuir para a melhoria de vida das pessoas e do desenvolvimento da região. Ele vê o trabalho do governador Siqueira Campos, do secretário de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, e de toda a equipe governamental em busca de parceria com o Governo Federal e o setor empresarial espanhol, como uma iniciativa elogiável e que muito precisava ser feita.

Para o Governo Federal, que prestigia o evento através do Ministério do Meio Ambiente, representado pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural, Paulo Guilherme Francisco Cabral, “iniciativas que tratem de geração de renda através de investimentos, bem orientados, são canais de que os governos federal e estaduais devem necessariamente trilhar para alcançar o seu desenvolvimento. O Ministério do Meio Ambiente considera positiva uma pareceria público-privada como a que o Estado do Tocantins implementa, e por isso acompanhamos juntos esse trabalho”, enfatizou. (Secom)