Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Governo do Estado, por meio da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, irá reunir nas próximas terça e quarta-feira, dias 05 e 06, no auditório do Palácio Araguaia, os 139 secretários municipais de Saúde no “AcolheSUS Tocantins – 2013”. O evento é destinado a acolher e apresentar aos gestores municipais de saúde do exercício 2013/2016 a organização e funcionamento do SUS – Sistema Único de Saúde.

Na abertura, o governador Siqueira Campos fará a entrega simbólica de 120 gabinetes odontológicos a 116 municípios escolhidos conforme critérios de monitoramento e avaliação da Sesau. Também haverá assinatura de editais para obras da Saúde e entrega de kit’s para o fortalecimento da Atenção Básica e a área de Planejamento e Gestão dos municípios.

Segundo a diretora Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Sesau, Maria Luiza Salazar Freire “este é o momento dos gestores municipais conhecer como funciona o Sus, suas principais legislações, processos de regionalização, sistema de governança, de apoio e logística das RAS – Redes de Atenção à Saúde, além dos sistemas que os gestores terão que alimentar para poder prestar contas e subsidiar suas ações”.

Estarão presentes ao evento, segundo informação da Assessoria de Imprensa Sesau, além do governador Siqueira Campos, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, representando o ministro da Saúde Alexandre Padilha; a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva; a representante do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde, Rita Cantanelli; o presidente do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Sinvaldo dos Santos; o presidente do CES – Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida, e outras autoridades. (Ascom Sesau)