Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A partir desta próxima quarta-feira, 6, até sexta feira, dia 8, e com sequência de segunda a sexta-feira da próxima semana, os grupos de teatro: Cia. Cênica de Palmas, Cia. de Teatro Sorria Meu Bem e Cia. de Palhaços Turma do Lico de forma integrada levam as cidades de Crixás, Gurupi e Cariri, região sul do Tocantins peças de teatro e oficinas, afim de possibilitar que   as pessoas que ficam em casa durante o período de carnaval se divirtam por meio do teatro.

Durante os dias que antecedem e sucedem o período de carnaval as 3 companhias percorrem varias cidades do Tocantins com os espetáculos: "Salve a natureza", "Nem pão, só circo" e "Jovins e Tals". Todos os espetáculos foram premiados pelos editais: Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia e  editais: Prêmio Fernanda Montenegro 2011, de Apoio à Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas e  Prêmio Dalva Braga  2011, de Apoio à Produção Musical,ambos da Secretaria de Cultura do Tocantins.

De acordo com o diretor da Cia. Thomas Batista a iniciativa surgiu como forma de levar as cidades do interior do Tocantins o teatro como opção de lazer e cultura visando conquistar o público em geral. “Sabendo que o carnaval e o retiro espiritual são os únicos atrativos resolvemos se unir em prol de uma causa justa: democratizar o acesso ao teatro como opção de cultura e lazer em meio a um período com atrativos   que não conquistam o publico que queremos alcançar, ou seja, os que ficam em casa no carnaval” , explica. 

As peças

O diretor da peça “Nem pão só circo” Lico Campos explica que todas as peças surgiram depois de um ano de produção com intensos ensaios, preparação vocal, corpo, teatro, dança e muita musica onde cada grupo inclusive montou um musical gravou um CD de  cada espetáculo com 13 faixas inéditas que formam um trabalho totalmente autoral com musicas inspiradas nos anos 50 e 60 como blues, pop music e rock.

No espetáculo nem pão só circo a qual dirige o mundo do artista do circo é mostrado com humor e drama. Uma sátira da tragédia Romeu e Julieta são os pontapés iniciais para um monte de confusões. Já no musical “Salve a natureza” três crianças se unem para afastar as maldades de uma bruxa que só quer destruir o meio ambiente. Para isso usam da única arma que tem; o talento para cantar.

Agenda:

Dias 06/02- Crixás- 19h - Praça Central

Dias 07/02- Cariri- Colégio Municipal Delsina Riberiro de Cariri

Dias 08/02- Centro de Ensino Médio de Gurupi

*As apresentações são as 9h da manhã e as oficinas a tarde a partir das 14 horas.