Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliano Ribeiro

A assinatura da Escritura Pública de Concessão de Uso do Projeto Gurita pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, com a empresa Nova União Empreendimento Ltda, foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 13, no gabinete do governador, no Palácio Araguaia, em Palmas. No primeiro ano, serão produzidos grãos em toda área, 630,85 há, sendo 203,85 ha compostos de 11 lotes para o cultivo de agricultura irrigada e 427 hectares para o cultivo de sequeiro. O prazo da cessão é de 20 anos e a empresa já pode começar a utilizar a área.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, passado o primeiro ano, a área de 203,85 hectares irrigados será utilizada para a produção de uva com industrialização para concentrado, com faturamento mensal previsto de R$ 12 milhões. O cultivo de uva deverá ser implantado em quatro anos, sendo 50 ha/ano. “Na área de sequeiro de 427 hectares, a empresa irá instalar experimentos de alho, cebola e batatinha, com previsão de faturamento anual de R,7 milhões. Até a definição da exploração permanente, a empresa irá produzir soja e milho safrinha”, explicou.

Para o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, a ocupação do Gurita chega para alavancar a produção no Estado. “O Projeto Gurita é mais uma forma de incentivar a irrigação para aumento de produtividade e, consequentemente, gerar emprego e renda para a região. Só na produção de uva, serão gerados mais de mil empregos, desenvolvendo social e economicamente a região”, afirma.

A fonte hídrica do Gurita é o Rio Tocantins, de onde a água será captada e levada até o projeto. As obras para implantação do projeto Gurita foram iniciadas em 2004 e concluídas em 2008, com financiamento estadual e do Ministério da Integração Nacional, somando R$ 4,24 milhões.

Processo licitatório

A concorrência ficou a cargo da Superintendência de Licitações da Seplan - Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública.  O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15 de janeiro. Passado o período dos recursos, o processo foi encaminhado à homologação e adjudicação na Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. A empresa vencedora do processo, Nova União Empreendimentos Ltda tem como sócios responsáveis os empresários: Lademir Marcante, Bellior Marck Jablonski e Dirceu Luiz Eidt. (Secom)