Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O LAAG – Laboratório Agropecuário da Adapec obteve 100% de desempenho no ensaio de proficiência em A.I.E - Anemia Infecciosa Equina, realizada pela rede metrológica do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Agricultura. O teste tem o objetivo de avaliar a atuação dos laboratórios integrantes da rede nacional e é um pré-requisito para acreditação no Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Para o LAAG foram enviadas cinco amostras para realização de diagnóstico. “Conseguimos 100% de acerto, o que comprova nossa competência técnica e qualidade na realização de exames diagnósticos para A.I.E”, disse a a responsável técnica pela Divisão de Laboratórios da Adapec, Mary Jane Abreu.

Mary Jane disse ainda que para concretizar a acreditação no Inmetro, que é volutária, os laboratórios passam por vários processos avaliatórios, já que obter o selo do Instituto é um diferencial competitivo, pois o diagnóstico tem validade internacional. “Estamos cumprindo com excelência as exigências, a exemplo da realização anual de calibração dos equipamentos, participação em ensaios de proficiência e implantação de um sistema de gestão de qualidade que atende as normas aplicáveis”, explica.

Os laboratórios nacionais terão até julho de 2014 para buscar o credenciamento ao Inmetro. O próximo passo do LAAG é fazer uma proposta de escopo e enviar ao Instituto, para então, receber uma auditoria pré-liminar onde constará as recomendações que precisam ser atendidas.