Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos assinou na tarde dessa segunda-feira, 18, o contrato com o Consórcio Quanta/Magna relativo ao apoio à gestão do Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins. O consórcio foi o vencedor do processo de licitação para o serviço. Na ocasião também foram entregues os títulos do Projeto de Irrigação São João a Kenbridje Consultant Ltda.

“Eu sempre fico muito satisfeito em assinar contratos que dizem respeito a organizar os setores de produção. Esses projetos eu idealizei como forma de aproveitar o potencial do Tocantins. Minha maior preocupação é gerar emprego e renda para que as famílias possam ter como se sustentar”, reforçou o governador.

O Prodoeste é um programa que possui recursos de US$ 99 milhões através de empréstimo junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo é produzir grãos e frutas nas regiões das várzeas nos municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia, Formoso do Araguaia e Dueré.

No Projeto São João, foram entregues cinco lotes que vão incrementar mais de 219 hectares na produção com o cultivo de banana, maracujá, mamão e abacaxi. A expectativa é gerar 500 empregos diretos e indiretos. “Isso vai ser importante para que o Projeto passe a produzir em larga escala”, explicou o secretário da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café.

Reforma administrativa e Quadro Geral

Na reunião, o governador adiantou que está sendo elaborada a Medida Provisória para a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação Tecnológica. A Adtur – Agência Tocantinense de Desenvolvimento Turístico será incorporada à Secretaria de Cultura.

Na Secretaria de Infraestrutura, a mudança será a criação de uma agência de transportes para substituir o Dertins. Além disso, o Governador anunciou que mais de 400 aprovados no Concurso do Quadro Geral serão chamados nos próximos dias. (Secom)