Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Primeiro passo para a indicação dos membros das comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Tocantins, a formação dos blocos e bancadas parlamentares deve ser definida ainda na manhã desta terça-feira, 19. Após suspensão dos trabalhos, os deputados estão reunidos à portas fechadas para tratar do assunto.

Mesmo com a mudança na Mesa Diretora, a tendência é que as composições anteriores sejam mantidas, com o PMDB firmando uma bancada e os demais partidos fechando os blocos. A principal alteração deve ser o PR, que poderá se desligar de seu antigo bloco para compor bancada.

É a partir da indicação dos líderes de blocos e bancadas que serão definidos os membros titulares e suplentes das 12 comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

Desta forma, alguns líderes de bancada e de bloco já foram definidos e os ofícios encaminhados para a presidência da AL. Na bancada do PMDB, o novo líder é o deputado José Augusto Pugliese. Já no bloco PT/PTB a indicada como líder é a deputada Amália Santana (PT).

O PR, como é um partido que possui o número mínimo de deputados para formar bancada, manterá sua formação com a liderança do deputado Stálin Bucar.

Após a reunião, relações partidárias foram abaladas. Indignado, o deputado Sargento Aragão (PPS) afirmou ter sido excluído do partido quando o presidente da legenda deputado Eduardo do Dertins iniciou conversas para compor bloco com o PSD, do presidente da AL, Sandoval Cardoso. “Eles querem ir para o governo e para o lado deste governo eu não vou. Eu pedi para que o presidente estadual convocasse a executiva nacional e tivesse a hombridade de assumir que está indo para o governo”, completou.

Já o presidente regional do PPS, a articulação é para que o acordo seja fechado em torno de um bloco formado pelo PPS, PEN e PSD. “Esta formação ainda não está confirmada, mas é o que estamos trabalhando para fechar”, salientou.

A informação foi complementada pelo deputado Marcelo Lelis (PV) que informou ao Conexão Tocantins que a composição de bloco do seu partido ainda está sendo fechada. “Ainda estamos em conversa, mas existe a possibilidade de o PSD deixar o bloco para compor com outra aliança”, disse.

Caso seja confirmada esta composição, o PSDB deverá ficar em um bloco composto pelo PV e DEM.