Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos entrega, nesta quinta-feira, 21, a licença ambiental para a instalação da empresa Florestal Itaquari em Brejinho de Nazaré. A fábrica de papel deve atuar ainda na região Aliança do Tocantins e Ipueiras. A solenidade acontece às 10 horas no gabinete do Palácio Araguaia.

A licença é válida para a produção de 50 mil hectares de eucalipto. Além do governador, estarão presentes no evento o diretor presidente da Valor Florestal e Gurupi Florestal, Edson Baloni; a diretora de negócios da GST no Brasil, Cláudia Ortolan; e da senadora Kátia Abreu.

O empreendimento

O empreendimento será implantado pela empresa  Itaquari Valor Florestal, com participação de um fundo de investimentos norte-americano. A empresa, segundo informações da assessoria de imprensa da senador Kátia Abreu (PSD) deve gerar cerca de dois mil empregos diretos na região será implantada, após gestões da senadora junto ao governo do Estado para a liberação do licenciamento dos primeiros 50  mil hectares de plantação.

Silvicultura no Tocantins

Segundo levantamento da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, atualmente o Tocantins conta com 83 mil hectares de florestas, plantadas em 230 fazendas. Até 2016, poderá alcançar 710 mil hectares. A previsão de crescimento de áreas reflorestadas é animadora e tem atraído a atenção de investidores. Os dados da Seagro mostram que, de 2009 a 2010, o aumento na área de plantio foi de 20%. No ano seguinte, esse percentual chegou a 43%. Mas, segundo as estimativas, até 2016 a área plantada será de 543 mil hectares. No Estado existem áreas plantadas com diversas espécies, mas a maior plantação é de eucalipto.