Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Plano de trabalho, execução e prestação de contas referente ao convênio do Programa Cultura Viva, foram alguns dos assuntos pontuados no primeiro encontro do ano entre os coordenadores dos dez Pontos de Cultura e as gestoras da Rede dos Pontos de Cultura do Município de Palmas, Euzeni Pedroso Grimm e Luciane de Marque, da Fundação Cultural de Palmas. A reunião ocorreu na manhã deste sábado, 23, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

A gestora Euzeni Pedroso Grimm conduziu a reunião repassando as orientações técnicas referente à prestação de contas e auxiliou os coordenadores dos Pontos, sanando as dúvidas com relação à parte burocrática. Ela também comentou a importância dos coordenadores se articulem para a participação no Encontro Latino-Americano do Programa Cultura viva.

Para Luciane de Marque, é gratificante acompanhar os Pontos de Cultura e verificar que as dez entidades vêm funcionando de acordo com o plano de trabalho, inclusive, com produtos de qualidade e ações de grande relevância para a comunidade da região onde o Ponto atua e, consequentemente, para a cidade.

O encontro contou ainda com a presença do representante do Tocantins na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Márcio Bello dos Santos, oportunidade, em que fez um breve relato sobre a trajetória do programa do Ministério da Cultura no Estado. “Precisamos colocar o Tocantins como um grande expoente cultural para o resto do Brasil, a nossa ideia enquanto comissão é fortalecer o movimento para que consigamos ter êxito e ser reconhecidos nacionalmente com os nossos produtos e trabalhos”, argumentou.

Convênio

O convênio destina a cada Ponto, o valor de R$ 180 mil, oriundo do Ministério da Cultura (MinC) e Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, dividido em três parcelas anuais de R$ 60 mil. As dez entidades foram selecionadas em edital público para integrar a Rede dos Pontos de Cultura de Palmas.

Pontos de Cultura

Segundo site do MinC, os Pontos de Cultura surgiram como estímulo às iniciativas culturais já existentes da sociedade civil, por meio da realização de convênios, celebrados após a realização de chamada pública. (Ascom FCP)