Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual Luana Ribeiro (PR) apresentou um Projeto de Lei nesta quarta-feira, 27, que obriga o uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de médio e grande porte e/ou de raças consideradas perigosas. Conforme o Projeto os cães só poderão ser levados aos parques, praças ou vias públicas se estiverem usando coleira e focinheira.

Luana ressaltou que as normativas são para evitar ataques com danos ou riscos às pessoas. “Sempre nos deparamos com notícias de ataques de cães de guardas a crianças, adultos e idosos. E é uma preocupação, pois dependendo do ataque pode levar à morte e cabe aos donos adotar os cuidados necessários para evitar isso”. A parlamentar acrescentou que o Projeto não faz campanha contra a criação dos mencionados. “A finalidade é de evitar acidentes por falta de medidas de segurança”.

O Projeto diz que os proprietários ou responsáveis por cães sem os equipamentos de segurança serão responsabilizados pelos danos físicos e materiais causados aos usuários de espaços públicos.

Estradas

Ainda durante a sessão, Luana Ribeiro apresentou 19 requerimentos todos solicitando a pavimentação asfáltica e recuperação de estradas em diversos trechos das rodovias estaduais.

A deputada reforçou que as rodovias asfaltadas e bem preservadas são importantes para garantir a segurança no deslocamento dos motoristas e também no desenvolvimento de cada região. “O Estado é referência em produção agrícola e temos que garantir que os produtores possam fazer o escoamento de forma eficaz”, explicou a republicana. (Ascom Luana Ribeiro)