Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Posto de Saúde do Setor Parque das Acácias de Gurupi realiza nesta sexta-feira, 1º, várias atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março. Na programação, que acontece a partir das 8h, na Escola Municipal Ulisses Guimarães, tem palestras, oficinas, atendimento na área da saúde e momento de beleza.

Além de homenagear as mulheres gurupienses, as ações visam também proporcionar um momento de lazer, entretenimento e de informação à comunidade do bairro e da região.

Segundo a coordenadora do Posto de Saúde, Lorena Gonçalves, a valorização da mulher e estimular a auto estima feminina são os principais objetivos do evento. “Algumas mulheres serão homenageadas, numa demonstração de carinho e respeito. São enfermeiras, policiais, pedagogas, mulheres que ajudam a fazer de Gurupi uma cidade melhor”, afirmou Lorena, ressaltando que o evento é aberto ao público.

Na programação estão previstas palestras sobre pompoarismo e sobre auto estima. Também serão realizados teste rápido de HIV e Sífilis e teste rápido de hepatite; além de curso de auto maquiagem. As mulheres presentes terão ainda acesso aos serviços gratuitos de manicure, pedicure, massagem relaxante, escovas e penteados.

História

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Atualmente, o esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, nós ainda sofremos, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. (Ascom Prefeitura de Gurupi)