Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os alunos da Escola Municipal Degraus do Saber serão atendidos, provisoriamente, no Centro Educando com Artes, na 1.104 Sul, a partir desta segunda-feira, 11. A decisão foi tomada em comum acordo com os pais e responsáveis, durante reunião realizada na noite desta segunda-feira, 5, na Escola Monteiro Lobato. Participaram do encontro com os pais dos alunos, a secretária da Educação, Berenice Barbosa, a diretora de Ensino Fundamental, Jordana Jácome, e equipe escolar da Unidade Degraus do Saber.

A secretária da Educação, Berenice Barbosa, explicou que tão logo seja concluída a reforma as atividades retornam à sede da unidade. Ela ainda ressaltou que a sede provisória da escola está adequada para receber os alunos e, inclusive, algumas salas são climatizadas.

Quanto ao calendário letivo, a Semed, em parceria com a escola, definiu um calendário diferenciado a fim de evitar perdas no processo de ensino aprendizagem, conforme prevê a legislação. Portanto, os alunos dessa unidade escolar terão seu período escolar diário acrescido em 30 minutos, nos turnos matutino e vespertino, além de terem um sábado letivo por mês.

Para Eduardo Barbosa, pai de aluno da Escola Degraus do Saber, as medidas tomadas foram satisfatórias, pois possibilitaram o início imediato às aulas e a definição de um novo calendário letivo, sem prejuízo aos alunos. “Sabemos que reformas são complexas, mas temos que lembrar que é para o bem de todos”, avaliou.

Reforma
As salas de aulas receberam revestimento em cerâmica e janelas de vidro temperado. Os banheiros foram adaptados para o atendimento infantil, e está em fase de finalização a construção de uma sala para os serviços administrativos. Já a cozinha da escola recebeu adaptações, em conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária, tais como: bancadas específicas para o preparo de alimentos vegetais e carnes, instalação de higienizadores de mãos, depósito adequado ao armazenamento de alimentos não perecíveis, entre outros requisitos. A reforma está orçada em R$ 314.105,33, recursos oriundos do Tesouro Municipal.


Segundo a equipe técnica da diretoria de Projetos e Obras da Semed, a reforma teve início em meados de dezembro do ano passado e seu cronograma de execução sofreu alterações devido às festividades de final de ano, que dificulta a contratação de mão de obra, e ao período chuvoso, que inviabiliza totalmente a realização de grande parte dos serviços.