Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cartaz do evento realizado pela Prefeitura de Palmas

Cartaz do evento realizado pela Prefeitura de Palmas Foto: Ascom / Prefeitura de Palmas

Foto: Ascom / Prefeitura de Palmas Cartaz do evento realizado pela Prefeitura de Palmas Cartaz do evento realizado pela Prefeitura de Palmas

Informação, prevenção e combate à violência contra a mulher fazem parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será aberto nesta quinta-feira, em Palmas. O evento é realizado pela Prefeitura da Capital, por meio da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe) e traz ainda atividades que vão proporcionar às mulheres lazer e cuidados. 

A comemoração começa com o seminário "Autonomia das mulheres para enfrentar a violência", na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na Região Norte, a partir das 19 horas. Através do diálogo, as mulheres serão orientadas sobre seus direitos e deveres, bem como devem agir e se defender para evitar agressões.

Aureny III

Na Feira do Aureny III, as ações acontecerão na sexta-feira, 8, a partir das 13 horas. O evento ainda tem como objetivo levar às mulheres um dia de cuidado e carinho. Entre as ações serão oferecidas informações sobre a Lei Maria da Penha, sobre política de trabalho e geração de renda, serviços dos Centros de Referência de Assistência Social e de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.

A superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Gleidy Braga, destaca ainda outras atividades. “Neste espaço, as mulheres terão acesso à corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem, valorizando ainda mais a beleza de cada uma”, afirmou.

Copa 8 de Março

A Fundação do Esporte (Fundesportes) realizará, também, no dia 8, a I Copa 8 de Março de Futebol 7 Society Feminino. O evento será disputado no campo da Quadra 204 Sul (antiga Arse 21), a partir das 8 horas.  O local será pintado, a grama cortada, e outros reparos serão feitos. A Fundesportes instalará uma tenda para dar apoio aos participantes, arbitragem, e público.

Linhas especiais

Na sexta-feira, a Prefeitura irá disponibilizar linhas de ônibus especiais. As mulheres da região de Taquaralto serão atendidas com a linha 49, que partirá do Setor Sol Nascente, percorrendo o bairro, seguindo direto para Feira Coberta do Aureny III.

Já aquelas que residem nas regiões Norte e Central terão disponíveis um ônibus especial, que circulará identificado, saindo da Estação Apinajé, fazendo a linha do Eixão, até o Aureny III, na Estação Xerente.

Apoio

A programação contará com o apoio das secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social, da Comunicação, de Educação, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura  e de Inclusão Social, além da Fundação Cultural. O Serviço Social da Indústria (Sesi) atua como parceiro em atividades de lazer e, também, através do Programa Cozinha Brasil. Já o Serviço Social do Comércio (Sesc) apoiará a ação com o projeto Lazer Ativo.  A Foz Saneatins também apoia a programação.

Programação
07/03 Região Norte- Auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo

Seminário- Diálogos Horizontais em rodas de conversas Autonomia das mulheres para enfrentar a violência

19h- Abertura

19h30- Fortalecimento da rede de atendimento as mulheres vítimas de violência

20h45- Caminho para romper com o ciclo da violência

21h45- Encaminhamentos

22h- Considerações finais

08/03 Feira do Jardim Aureny III

Um dia de cuidado e carinho para as mulheres de Palmas

-Neste espaço as mulheres terão acesso à corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem

- Orientações sobre os serviços dos Centros de Referências de Assistência Social e de Atendimento a Mulher

- Informações sobre a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica

- Informações sobre o programa Pai Presente (crianças sem registro)

- Informações sobre a saúde da mulher, com ênfase nos exames básicos de prevenção a doenças, como o câncer de mama e de colo de útero.

- Realização de exames básicos de saúde (Diabetes e pressão)

- Informações sobre a campanha de prevenção e combate a dengue e calazar

- Informações sobre o programa Saúde Família

- Informações sobre a política de trabalho e geração de renda

- Emissão de carteira de trabalho

- Atividades culturais

- Cozinha Brasil (mini curso e degustação)

- Calculo de IMC- Índice de Massa Corpórea

- Sesc - Atividade de lazer com o projeto Lazer Ativo

(Secom Palmas)