Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Ônibus era utilizado pela quadrilha Ônibus era utilizado pela quadrilha

Policiais da Divisão Antirroubo a Banco – DAB/DEIC de Palmas, chefiada pela delegada Liliane Albuquerque Amorim, junto com o Gote e Polícia Civil do Estado de Goiás, prenderam mais um integrante de uma das maiores quadrilhas de arrombamento de caixas eletrônicos do Estado do Tocantins. A ação ocorreu durante em cumprimento de mandato de busca e apreensão da última sexta-feira, 8, nas cidades de Palmas (TO) e Goiânia (GO).

Foi preso durante o cumprimento de mandato Júlio Cesar de Freitas Rodrigues, vulgo “Julião” e/ou “Huck” que foi preso na cidade de Goiânia, sendo recambiado durante este final de semana para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

O outro integrante da quadrilha Anderson Rodrigues de Moura, conseguiu evadir do cerco policial realizado pelo Grupo G.T.3-GO em Goiânia no momento da sua abordagem. Foi encontrada com a esposa de Anderson uma camioneta Hillux, blindada, a qual era utilizada para fuga nos assaltos e que foi apreendida e levada para o pátio da DEIC de Palmas.

Durante a operação foram encontrados: furadeira industrial de base magnética, maçaricos, alavanca, vários celulares, chip’s, simulacro de pistola, rádios de comunicações, furadeiras, C.R.V. em branco e C.R.L.V.’s preenchidos, furtados do Ciretran de Paraíso do Tocantins no ano de 2010.

Segundo o delegado chefe, Eliú Andrada Jurubeba, após investigação da Deic de Palmas, ficou constado a participação da quadrilha em uma série de roubos e furtos com explosivos a caixas eletrônicos no Estado, “já temos confirmado que eles participaram de nove arrombamentos de caixas eletrônicos”,  disse Jurubeba. Os caixas são dos seguintes locais: Supermercado Makro (2010), Dertins (2011), Supermercado Atacadão (2012), Fátima-TO (2012), Fortaleza do Tabocão -TO (por 3 vezes em 2012), Marianopólis-TO (2012) e Lajeado-TO (2012).

A quadrilha é composta por nove integrantes sendo eles: Anderson Rodrigues de Moura, vulgo “Catatau e/ou Águia”, (foragido); Carlos Henrique da Silva Batista, vulgo “Preto”, (foragido); Ismael Melgaço Costa, vulgo “Irmão”, (foragido); José Roberto Fernandes do Nascimento, vulgo “Zé Bunitin” (foragido), Francisco Ribeiro Neto, vulgo “Neto” (foragido), Osvaldo Cerqueira Tavares, vulgo “sargento” (preso); Miguel Antonio Soares, vulgo “Negão do i30” (preso); Antunimilson dos Santos Pereira, vulgo “Milson”(liberdade condicional), Julio Cesar de Freitas Rodrigues, vulgo “Julião e/ou “Huck”, (preso).

Os últimos quatro foram presos pela DAB/DEIC de Palmas; todos os outros encontram-se foragidos e com prisões preventivas em aberto. A Polícia Civil continua as investigações na tentativa de prender esses foragidos da justiça contando com o apoio das demais polícias e  denúncias de populares que podem entrar em contato no número 3218.6869 ou 0800631190, para assim ajudar a dar resposta a essas ações criminosas que vem acontecendo paulatinamente em nosso Estado do  Tocantins.

Segundo a delegada Liliane responsável pelas investigações, este resultado se deu devido a uma investigação que durou cerca de oito meses. A quadrilha adquiriu em Palas uma residência que servia como base para o grupo se articular e hospedar sem levantar qualquer suspeita.

O grupo trazia um micro-ônibus de Goiânia Placa: ADM-4635 e dentro conduziam familiares dando aparência de turismo, mas dentro do veículo havia armamentos e todos os artefatos para perpetrarem o crime. O grupo também se utilizava de uma Fiorino de cor branca Placa: CIY-3690 para o transporte de caixas eletrônicos quando não dinamitados, bem como roubavam veículos para serem utilizados no crime e depois os abandonavam, fugindo na camioneta Hillux blindada.  O grupo não utilizava aparelho celular durante o dos crimes e sim rádios de comunicações. (Ascom SSP)