Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Teve início na manhã desta terça-feira, 12, a primeira avaliação de 2013 do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP), nas turmas de 5º e 9º ano. A previsão é de que até o final do dia cerca de cinco mil alunos, das respectivas séries, tenham sido avaliados nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa é da Diretoria de Avaliação Educacional e Indicadores, da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e visa diagnosticar as habilidades e o nível de aprendizagem dos alunos.

Na Escola Beatriz Rodrigues, conforme explicou a professora Valquíria Marques dos Santos, desde o início do ano letivo os alunos já estão sendo preparados para as avaliações. Ela conta que a escola realizou uma avaliação- diagnóstico, para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. Em seguida, foi montado um plano de ação, que inclui a realização de simulados e reforço escolar no contra-turno das atividades letivas. “Nós também trabalhamos com material de apoio apostilado e atividades complementares baseadas nos descritores”, disse, acrescentando que está otimista quanto ao desempenho dos alunos.

Já na Escola Municipal Paulo Freire, os alunos é que estavam na expectativa de bons resultados. O aluno do 5º ano, Gustavo José de Oliveira Teixeira, de 10 anos, disse que a prova estava de acordo com o que aprendeu na escola. Ele disse que sua disciplina favorita é a Matemática e, por isso, tem certeza de que terá um bom desempenho. “Gostei muito da prova. Acho importante participar, porque ajuda também a melhorar nossas notas no boletim, pois vamos aprendendo cada dia mais”, avaliou.

Segundo a diretora de Avaliação da Semed, Marta Pacheco Ramos, o principal objetivo das avaliações do SAEP é fornecer aos professores, gestores, pais e comunidade escolar, bem como à Secretaria Municipal de Educação, um ‘Raio X’ da realidade do ensino nas escolas. Essas informações serviram para orientar na formulação, na implementação e avaliação de políticas públicas educacionais que conduzam a formação de uma escola de qualidade.

Os resultados das avaliações do Saep serão indicadores estratégicos para os professores das turmas que este ano farão a Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), prevista para o segundo semestre.