Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) recebeu a visita do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Massuia, que veio até Gurupi para falar sobre a revitalização do Parque Agroindustrial da cidade e também sobre a implantação de uma incubadora de empresas.

A reunião aconteceu no Parque Agroindustrial e contou com a participação de secretários municipais, empresários e representantes da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicovar e Conselho de Entidades de Gurupi (Conseg).

Abrindo o encontro o prefeito Laurez agradeceu a presença do secretário e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para revitalizar o Parque Agroindustrial de Gurupi. “O secretário Massuia conhece as dificuldades e as potencialidades de Gurupi e tenho a certeza de que ele e o Governo do Estado vão nos ajudar muito. Precisamos de apoio rápido e que as coisas andem. Gurupi hoje vive um momento em que estamos precisando de empresas para gerar empregos e fortalecer a nossa economia e precisamos recuperar o distrito industrial de nossa cidade. E sem recursos não vamos conseguir. Por isso, com a parceria do governo do Estado vamos ter mais possibilidades de trazer benefícios”, afirmou o prefeito Laurez.

Durante sua fala, Paulo Massuia destacou que é preciso elencar quais as prioridades do Parque Agroindustrial para buscar junto ao orçamento do Estado e também do município recursos para a revitalização do Parque. “Precisamos em curto, médio e longo prazos realizar as ações prioritárias para ter um Parque mais estruturado e atrair mais empresas, trazendo benefícios para a classe empresarial”, informou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Massuia.

Massuia estava acompanhado do consultor Leandro Carione, da Fundação Certi, que é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. Carione falou sobre a implantação de um Parque Tecnológico em Palmas e sobre a importância de Gurupi para este projeto. “Gurupi tem se apresentado como uma grande oportunidade para o desenvolvimento tecnológico regional e a incubadora de empresas é um dos elementos centrais para este tipo de desenvolvimento. Nós estamos numa parte de estudo para a implantação do Parque Tecnológico e aqui em Gurupi queremos ver como podemos integrar estas duas iniciativas. Uma aproximação com as universidades e com a incubadora de empresas da cidade e o projeto do Parque Tecnológico do Tocantins. Este é o primeiro passo”, frisou o consultor.

Após uma visita ao Parque Agroindustrial da cidade, o secretário e o prefeito visitaram as instalações da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, onde conheceram de perto a sede da incubadora de empresas da universidade. Eles foram recebidos pelo diretor do campus, Eduardo Andrea Lemus Erasmo.

Em seguida a os gestores foram até o campus do Centro Universitário Unirg, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho. (Ascom Secom)