Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A equipe da Diretoria de Pesquisa da Secretaria Estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan) iniciou a atualização do Perfil Socioeconômico dos 139 municípios do Tocantins. O objetivo é apresentar a sociedade de forma sucinta e clara dados atuais sobre diversos aspectos, que são distribuídos por áreas.

De acordo com o diretor do DZEE - Departamento de Pesquisa e Zoneamento Ecológico-Econômico, Joaquin Eduardo Manchola Cifuentes, este levantamento será divulgado por regiões administrativas, segundo ele, “no Estado são 18 regiões, sendo elas: Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Xambioá, Araguaina, Colinas do Tocantins, Goiatins, Guaraí, Palmas, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Natividade, Gurupi, Dianópolis, Paranã, Arraias, Taguatinga”.

Estima-se que em maio já estejam disponibilizados no site da Seplan – http://www.seplan.to.gov.br, todas as informações atualizadas da Região Central, que abrange Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Fátima, Monte do Carmo, Tocantínia, Ipueiras, Lajeado e Oliveira de Fátima.

No Perfil Socioeconômico é coletado o maior número possível de informações. Na capital, por exemplo, cresceu 7% o número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família de 2011 para 2012. No mesmo período, o consumo de energia elétrica aumentou 9 %. Já o repasse da arrecadação do ICMS cresceu 36% e a Taxa de Mortalidade Infantil de 13,8 em 2009 caiu para 11% em 2010.

Este trabalho de coleta dos dados é realizado continuamente pela DZEE que busca informações sobre aspectos físicos, demográficos, Indicadores Sociais, econômicos, educação, saúde, saneamento básico, finanças públicas, serviços e equipamentos urbanos e problemas ambientais. O Perfil completo da Região Central está previsto para ser divulgado em maio.