Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A partir do dia 15 de março, o Serviço de Atendimento ao Usuário Unimed (SAU) deixa de atender ao Plansaúde, plano de saúde do Governo do Estado, administrado pela Unimed Centro-Oeste e Tocantins.

A decisão foi tomada depois que o Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) orientou os médicos que atendem ao Plansaúde a interromperem o atendimento em sua totalidade, já que os mesmos estão sem receber desde janeiro.

Os médicos que atendem no SAU também comunicaram a direção da Unimed Palmas, responsável pela administração da unidade, que deixarão de atender ao Plansaúde diante do atraso nos pagamentos. Com isso, a direção da Unimed Palmas, comunicou a Unimed Centro-Oeste Tocantins, ao Governo do Estado através da Secretaria de Administração e até o Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) a paralisação do atendimento do Plansaúde no SAU a partir do dia 15 de março.

 “A Unimed Palmas e a Unimed Centro Oeste e Tocantins são duas cooperativas diferentes. Nós da Unimed Palmas não fomos contratados para prestar serviço para o Plansaúde. Salientamos ainda que desde julho de 2005, data da inauguração do SAU, a Unimed Palmas vem atendendo os beneficiários do Plansaúde arcando com todo o custo operacional da unidade, enfermeiros, funcionários administrativos, aluguel, água, luz, limpeza, segurança, telefone, entre outros. Apesar de cerca de 60% dos atendimentos serem da Unimed Centro Oeste e Tocantins, ou seja, Plansaúde. Diversas reuniões foram feitas na tentativa de que os custos fossem repartidos entre as duas Unimeds, mas não houve acordo com a Unimed Centro Oeste e Tocantins”, disse o presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes da Costa Júnior.

 No comunicado que enviou a Unimed Centro Oeste e Tocantins, a Unimed Palmas solicita que os usuários do Plansaúde sejam comunicados e que o fluxo do atendimento seja direcionado para outras unidades de saúde para que a prestação dos serviços não seja prejudicada. (Com informações da Assessoria)