Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Mais de 150 dirigentes petistas da região do Bico do Papagaio participaram no último sábado, 16, do 1º Encontro da Macrorregional do Bico do Papagaio do Partido dos Trabalhadores, realizado na Câmara Municipal de Axixá. O Encontro é o primeiro de oito que serão realizados pelo PT em todo o Estado.

Os encontros nas regionais do partido são eventos preparatórios para a reunião ampliada do Diretório Estadual que acontece nos dias 13 e 14 de abril em Palmas. “Nosso objetivo com esses encontros é discutir a conjuntura política, social e econômica do Tocantins e propor projeto de desenvolvimento para o Estado. Deste encontros vamos elaborar também nossa estratégia e tática eleitoral para as eleições de 2014”, ressaltou o presidente estadual do partido Donizeti Nogueira.

Em Axixá, os petistas da região fizeram uma avaliação da conjuntura política no Bico do Papagaio. Para Padre Ramildo, do PT de Esperantina, o partido se fortaleceu na região, onde disputou eleição para prefeito em seis municípios: Araguatins, Axixá, Sampaio, Esperantina, São Miguel e São Sebastião.“Destas candidaturas, em cinco tínhamos grandes chances de vencer as eleições, mas o poder econômico dos adversários foi fator determinante para que o resultado não saísse como imaginávamos. No entanto, detectamos que nessa conjuntura os militantes e as militantes estavam acreditando no projeto do PT e com isso eu acredito que nós temos chances de aumentarmos o número de deputados estaduais pra 2014, de eleger deputado federal, senador e também o governador desse Estado”, destacou.

Para o coordenador da Macrorregional do Bico do Papagaio, Edilson Ferreira, o Encontro é uma oportunidade de reunir e discutir com a militância os rumos do partido. “Avalio essa reunião de forma positiva, a militância atendeu o chamado e fez uma debate qualificado sobre os rumos que o nosso partido deve seguir a partir de agora”.

Também presente no evento, a deputada petista Amália Santana, destacou a importância do Encontro para o fortalecimento do partido. “Tenho certeza que esses encontros fortalecerão ainda mais as ações de nosso partido. Neste momento de ano pré-eleitoral precisamos ter unidade para chegarmos ainda mais fortes em 2014”.

Análise de conjuntura

Deputado estadual pelo PT, José Roberto Forzani participou da mesa que discutiu sobre a conjuntura nacional e estadual. Em sua fala, Zé Roberto avaliou as políticas públicas do Governo Federal e destacou as mudanças ocorridas em nosso país, com destaque para a distribuição das riquezas. “Em nosso país a riqueza está sendo distribuída, é claro que ainda existe muita concentração, mas a distribuição tem sido o diferencial em nossos governos”.

O deputado analisou ainda sobre o momento político para as próximas eleições e destacou que o Processo de Eleições Diretas do PT, que será realizado em outubro deste ano, precisa ser o maior de toda a história do Partido dos Trabalhadores. “Precisamos mostrar nossa força para 2014 e é no PED que deveremos mostrar que estamos unidos em torno do projeto do nosso partido para esse país”, finalizou.

O ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, falou da importância da estratégia e tática eleitoral do PT para as eleições de 2014 e destacou a necessidade de construção de um projeto de desenvolvimento para o Tocantins. “Nós vivemos um momento ímpar na política de nosso Estado e precisamos ter a grandeza para olhar para o futuro e construir um projeto de desenvolvimento para que este Estado também possa fazer parte das grandes mudanças que vem ocorrendo no país”.

Novo filiado

No Encontro de Axixá, o empresário Nicolau Esteves foi apresentado como o novo filiado do Partido dos Trabalhadores do Tocantins. “Me encantei com o PT porque é um partido construído de baixo pra cima, que é o contrário dos outros partidos. Aqui as decisões são democráticas e temos que estar unidos nas decisões pra um objetivo comum. Sempre admirei a história do PT e a partir desse momento é minha história também.”, disse ele que foi saudado pelos companheiros de partido.

Participação

Dirigentes municipais de 16 municípios da região participaram do Encontro, que contou também com a presença do ex-prefeito de Axixá, Ruidiard Brito, do presidente da CUT-TO e do Sintet, José Roque, do secretário de Juventude do PT, Domingos Santos, e demais lideranças da região.

“Participar desse encontro foi muito gratificante e foi uma oportunidade de discutirmos e ouvir os anseios da militância, que é esse sonho de ter uma candidatura própria ao Governo do Estado”, avaliou o prefeito de Esperantina, professor Bina.

A macrorregional do Bico I é composta por 21 municípios: Augustinópolis, Araguatins, Angico, Ananás, Angico, Buriti, Carrasco Bonito, Cachoeirinha, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Riachinho, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, Sítio Novo, Praia Norte, São Sebastião e Sampaio.

Agenda dos próximos encontros regionais:

23/03 – Colinas e Guaraí

24/03 – Porto Nacional e Paraíso

06/04 – Gurupi

07/04 – Dianópolis