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Educação

Uma comitiva de educadores e pesquisadores do Rio de Janeiro esteve em Palmas, no último domingo, 17, e só retornou àquele estado nesta terça-feira, 19, depois de visitar três Escolas de Tempo Integral do município. Acompanhados pela Diretoria de Ensino Fundamental da Semed, cerca de 20 educadores dos municípios de Angra do Reis, Resende, Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi e da capital fluminense conheceram a política de implantação da educação integral de Palmas.

Os educadores conheceram as Escolas de Tempo Integral Eurídice de Melo, Vinícius de Moraes e Cora Coralina. Durante a visita, foram apresentados aos gestores os seguintes temas: currículo das Escolas de Tempo Integral (Campo/Urbana), financiamento destas unidades, formação continuada dos profissionais e articulação do programa Mais Educação com as políticas municipais.

O representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), Luan Gomes de Oliveira, destacou como pontos fortes da educação integral de Palmas a formação continuada, a estrutura física e a dedicação dos profissionais que atuam nas escolas. Para a educadora Denise de Carvalho, de Paracambi (RJ), a visita às escolas de Palmas foi uma experiência enriquecedora. “Estar aqui foi muito gratificante. Meu sonho é que em meu município possa ser implantar o que vimos aqui nas escolas”, disse.

Segundo a diretora de Ensino Fundamental, Jordana Jácome, a implantação da educação integral de Palmas é uma experiência exitosa e, por isso, tem despertado o interesse de diversos gestores, que veem em Palmas um modelo de educação. Já a gerente de Ensino Fundamental, Gleiva Giuvannucci Alves, ressaltou que a educação integral se tornou também um referencial de pesquisa, sendo objeto de estudo de vários pesquisadores. (Ascom)