Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom QCG

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) esteve em Palmas na tarde desta segunda-feira (25/03) reunido com representantes da Segurança Pública do Estado, dando prosseguimento às ações que visam diminuir a criminalidade em Gurupi. 

No início da tarde, Laurez se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, João Fonseca Coelho, levando as informações e demandas dos órgãos de segurança que atuam em Gurupi. O prefeito também se reuniu com o secretário de Estado de Defesa Social, Nilomar Santos Farias. E no final da tarde, o prefeito foi recebido pelo subcomandante da Polícia Militar do Estado, chefe do Estado Maior, o coronel Gilberto Nogueira da Costa. 

“Após a primeira conversa com o grupo da segurança pública em Gurupi, agora estamos buscando apoio junto ao Governo do Estado, para que juntos possamos realizar ações que diminuam o índice de criminalidade em nossa cidade e possa proporcionar mais segurança à nossa população”, afirmou Laurez, ressaltando que após estes encontros em Palmas, as ações efetivas devem ser realizadas pela Prefeitura de Gurupi e parceiros no combate ao crime e também na prevenção e combate às drogas. 

“Foi um encontro bastante agradável e esperamos que a partir desta reunião as reivindicações do prefeito possa se tornar realidade não só em Gurupi, mas em todo Estado”, afirmou o subcomandante da Polícia Militar do Estado, chefe do Estado Maior, o coronel Gilberto Nogueira da Costa. 

Entenda

Na manhã da última quinta-feira (21/03), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) realizou um encontro com representantes da segurança pública da cidade para discutir sobre as ações que podem ser implementadas visando a redução da criminalidade no município. 

Os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre as demandas e gargalos de cada órgão e ainda sugeriram ações que podem ser realizadas pela Prefeitura em parceria com diversas entidades visando diminuir o índice de criminalidade no município. Foi sugerido ainda que sejam realizados projetos que propiciem a prevenção e o combate às drogas, que hoje é o principal fator que leva os jovens e as crianças a cometerem crimes, segundo dados dos órgãos de segurança pública. Outra questão abordada foi o trânsito e também os menores de rua.

Entre as ações propostas pelo grupo estão:

·         Marcar uma audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado e também com o Secretário de Segurança Pública para levar as demandas de Gurupi;

·         Realizar atividades esportivas e culturais voltadas para as crianças e adolescentes;

·         Realizar palestras educativas de prevenção e combate às drogas nas escolas municipais;

·         Oferecer, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, cursos profissionalizantes aos detentos do Centro de Reeducação Luz do Amanhã;

·         Celebrar um convênio entre a Prefeitura de Gurupi e a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que o município possa contratar os detentos do regime semiaberto do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã para prestarem serviços no município na área do tapa-buracos e de limpeza urbana.