Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Lorenzo é mototaxista em Palmas e um dos beneficiados com o curso

Lorenzo é mototaxista em Palmas e um dos beneficiados com o curso Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara  Lorenzo é mototaxista em Palmas e um dos beneficiados com o curso Lorenzo é mototaxista em Palmas e um dos beneficiados com o curso

O Governo do Tocantins, por meio do Detran, está oferecendo, gratuitamente, curso de profissionalização aos mototaxistas do Tocantins. O objetivo é capacitar os profissionais da área para garantir uma prestação do serviço com mais qualidade, eficiência e segurança. A iniciativa abrange 19 polos no Estado e tem o objetivo de atender todos os mototaxistas sindicalizados do Estado, cerca de 1,6 mil.

O curso atende a Resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e aborda as disciplinas de ética, cidadania, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, transporte de pessoas e a prática veicular individual específica. A carga horária é de 30 horas divididas em aulas teóricas e práticas e oferece formação em direção defensiva, normas de segurança e regras como equipamentos obrigatórios.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas da capital, Pedro Tito, a iniciativa vem ao encontro do anseio de todos por um trânsito mais seguro. “Quem ganha com isso, além do governo e do mototaxista e a própria população, porque agora ela está sendo atendida com mais profissionalismo. No meu ponto de vista particular com essa atitude de fornecer esse curso, sem ônus para o mototaxista, demonstra um grande interesse com a sociedade”, afirmou.

Segundo Pedro Tito, essa iniciativa pode, inclusive, ajudar a reduzir o número de acidentes. “Aqui na capital, por exemplo, nós temos um dos maiores índices de acidentes do Brasil, e acredito que é por falta de incentivo a educar a pessoa que está na via a transitar com segurança, e uma das formas de educar é dando curso, é convocando o condutor a estar disponível a aprender mais”, avaliou.

Lorenzo da Silva Vieira, que há oito anos trabalha como mototaxista em Palmas, acredita que esse curso só vem a somar para a categoria. “Trouxe muitos benefícios, até para quem tinha pouco tempo de moto, vai desenvolvendo, pega mais prática, achei bem completo”, disse.

Municípios

Já foram beneficiados os profissionais dos municípios de Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. Neste mês estão sendo capacitados mototaxistas dos municípios de Tocantinópolis, Araguatins, Augustinópolis e Xambioá.

A expectativa é que as capacitações se encerrem já no próximo mês, atendendo os profissionais de Dianópolis, Arraias e Pedro Afonso.